As brasileiras terão mais uma marca de tintura de cabelos para escolher a partir deste mês. A Avon entrou neste mercado de R$ 1,2 bilhão, segundo dados da ABIHPEC (Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e passa a comercializar o Advance Techniques Coloração Creme Permanente em 28 tonalidades.

O lançamento dá continuidade à estratégia da marca para atrair novas consumidoras. Em fevereiro, a Avon lançou dois produtos – um perfume assinado pelo estilista francês Christian Lacroix e uma linha batom com ouro 24k em sua composição – para atingir o segmento de luxo.

Para o lançamento da linha de coloração de cabelos, a empresa levou em consideração o perfil da brasileira. Segundo pesquisa feita pelo Instituto Ipsos com 999 mulheres, com idade entre 15 e 64 anos, de cinco cidades – São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Ribeirão Preto (SP) – as mulheres, além de optarem por colorir os cabelos, tendem a fazer isso em casa.

“O mercado de coloração tem alta penetração no Brasil – as pesquisas revelam que a cada dez mulheres, oito colorem os cabelos e, dessas, mais da metade (52%) fazem isso em casa”, disse Elisabete Rodrigues, gerente da categoria de cuidados dos cabelos e pessoais da Avon.
Na América Latina, o Brasil é o primeiro País que terá o Advance Techniques Coloração Creme Permanente que, posteriormente, será lançado na Argentina, México, Venezuela e Colômbia.

Para lançar o Advance Techniques Coloração Creme Permanente, a Avon escolheu Ana Paula Arósio como garota-propaganda. A campanha, que será veiculada em toda América Latina, foi criada por Kirshenbaum Bond + Partners e adaptada pela The Group.

O filme ressalta o desejo que a mulher tem de ter um salão de beleza em casa. A direção de criação e criação são de Daniel Chagas e Lygia Fernandes; direção do filme de Paola Siqueira; fotografia de JR Duran. Produção da O2 Filmes e trilha da Menina Produtora.

Concorrência

Presente no Brasil desde 1954, a Koleston – marca da Wella, do Grupo Procter&Gamble – possui 39 tonalidades e atua tanto no mercado de consumo quanto com produtos profissionais.
Atualmente, a Koleston detém 15,6% do market share (valor) de tinturas para cabelo. Já em vendas, a liderança está com a Cor&Ton, da Niely, que detém a marca. A Cor&Ton está no mercado há nove anos e a expectativa para este ano é de que o crescimento seja de 30%.
Seguindo a linha de celebridades, a Cor&Ton tem como garota-propaganda a cantora Claudia Leitte, que gravou no ano passado filme, criado pela Artplan. Atualmente, a marca investe com ações de merchandising em programas de TV.

Para divulgar que a marca tem cores cativantes, a Koleston tem o cabeleireiro Wanderley Nunes como garoto-propaganda. A campanha, criada pela Leo Burnett, contempla mídia impressa, internet, hotsite, ação promocional e merchandising.

por Maria Fernanda Malozzi