B2 lançou conceito de padaria gourmet em formaturas

 

Responsável por festas de formatura que podem reunir até 10 mil pessoas e custar R$ 2,5 milhões, a B2 se especializou no mercado jovem e criou plataformas para conectar marcas a consumidores entre 18 e 30 anos. A companhia tem em sua base de dados centenas de centros acadêmicos, repúblicas e universidades, e seus contratos prometem frequência, impacto e segmentação para as ações de comunicação.

A companhia foi fundada há 11 anos por Ricardo Buckup e Carlos Balma, quando ainda estudavam administração de empresas na FGV-SP e decidiram organizar a própria formatura. Esse foi o startup da B2. Em 2009, a companhia passou a oferecer sua rede de universidades e centros acadêmicos para que marcas testassem produtos e fizessem ações de relacionamento. Desde então, a empresa realizou trabalhos com Centrum, Skol, Chevrolet, Fusion, Google, GM, entre outras. “Somos um elo entre o jovem e o anunciante”, diz Buckup, membro da rede Endeavor, que seleciona empresários de alto impacto nos 18 países em que atua. A companhia tem contratos de exclusividade com 374 entidades estudantis e contato com mais de quatro mil repúblicas.

Em fevereiro deste ano, a B2 criou uma padaria dentro das festas de formatura, com marcas como Kibon, Hellmann’s, Ferrero Rocher, Cup Noodles, Toddynho, Club Social, Hall’s, Batavo Hidra, Capuccino Pronto, da 3 Corações, e Bauducco Cookies. As marcas testaram novos sabores e produtos. “As pessoas estavam na festa e não acreditavam que tudo estava ali para que experimentassem”, conta o executivo.

Com as repúblicas, a primeira ação foi com a Skol, em 2009. A B2 vendeu os naming rights da plataforma que havia criado para a marca da Ambev. A cervejaria criou concursos e distribuiu prêmios para universitários de cidades de Minas Gerais e São Paulo, que se engajaram na “República Redonda”. O projeto agora está com a Cup Noodles. A mecânica do “Só Rep” é se cadastrar em uma plataforma mobile, executar ações relacionadas à marca e postar conteúdo sobre as tarefas realizadas. A república vencedora ganhará uma viagem para Cancun em 2014, durante o Spring Break. “O morador de república está aprendendo a consumir. É um momento de educação”, explica Buckup. “Universitários estão entrando no mundo do consumo. É nesse período que provam os primeiros produtos, é quando a curva de experimentação é mais alta”, diz.

Segundo levantamento da companhia, o mercado jovem movimenta R$ 32 bilhões anualmente, sendo que 49,2% do montante circulam pelo Sudeste. “O jovem brasileiro é superinfluenciador. Esse é um público que compra muito”. A B2 não revela faturamento. A empresa tem cerca de 100 funcionários hoje e suas receitas estão divididas entre 60% originárias dos eventos de formatura e 40% das ações de marketing com marcas parceiras. A companhia registrou crescimento anual de 24% entre 2009 e 2013. A previsão para este ano é crescer 19%.