Resultado da fusão do Submarino e Americanas.com, a B2W receberá R$ 1 bilhão de investimentos, a maior parte – R$ 565 milhões – virá da Lojas Americanas, sua acionista majoritária, para aplicar em tecnologia e logística, fatores estratégicos na briga contra as marcas do Pão de Açúcar voltadas ao comércio eletrônico (Extra, Ponto Frio e Casas Bahia).
Um mercado forte, de 23 milhões de clientes e cujos cálculos de venda pela internet no Brasil, segundo e-Bit, eMarketer, iResearch e ComScore, alcançaram a marca de US$ 9 bilhões em 2010, contra US$ 6,4 de 2009.
O faturamento do e-commerce brasileiro atingiu R$ 14,8 bilhões em 2010 e participação no varejo total do País estimada em 4,5%, segundo estudo do e-Bit apresentado nesta terça-feira (22), em São Paulo e noticiado no propmark (veja aqui).
Nesse contexto, a Lojas Americanas tem 26,7% de share, enquanto Extra tem 7,1%, Casas Bahia 7,3% e Ponto frio 7,6%. Na frente está o Mercado Livre, com 29,9%.
Na B2W, a injeção de verba prevê a emissão de 46,253 milhões de ações, ao preço de R$ 21,62 cada. O valor é a média ponderada dos últimos sete pregões com um desconto de 10%. Ontem, os papéis encerraram o pregão em baixa de 2,1%, cotados a R$ 22,34, como noticiou o Valor Econômico.
Em comunicado, a Lojas Americanas afirma que o desconto foi dado como forma de estimular a adesão dos acionistas minoritários à operação.
por Perla Rossetti