Campanha da FDIH chama a atenção para os problemas ambientais de cidade do Maranhã (Divulgação)

Barragens se rompem e causam problemas ambientais dramáticos às populações das cidades que sediam mineradoras. Outros imbróglios ambientais trazem situação de risco para a saúde e infraestrutura de muitas comunidades brasileiras. Piquiá de Baixo, no interior do Maranhão, abriga a Ferroeste há 30 anos. Estudo da FIDH ( Federação Internacional dos Direitos Humanos), mostra que há comprometimento da saúde dos seus habitantes.

Parceira de entidades da região, a FIDH promoveu concorrência para a criação de uma campanha para abordar o assunto de forma realista. A vencedora foi a francesa Babel, que tem sede em Paris. A criação foi liderada por Jean-Laurent Py, amigo de vários publicitários brasileiros, como André Felix, diretor de criação do WhatsApp. E só ficou sabendo um pouco sobre Piquiá quando recebeu o briefing da FDIH que resultou na ação “#AnInvitationToPiquia”.

A ideia, de acordo com Py, é que por meio das redes sociais os ‘convidados’ (dirigentes da empresa), sejam marcados pelos usuários.

“Piquià de Baixo vive há mais de três décadas rodeada pela indústria da mineração, que polui dramaticamente o meio ambiente e a vida das pessoas. “Um convite à Piquià de Baixo”, lançado por ocasião dos 30 anos do Grupo Ferroeste, um dos proprietários das fábricas, convida todos os dirigentes responsáveis ​​por esta situação a partilhar uma mesa e uma refeição muito original para esta ocasião. E para ter certeza de que o convite será bem recebido, todos são incentivados a compartilhá-lo e assinar a petição, esperando que, finalmente, as coisas mudem em Piquiá”, detalhou Py.

FICHA TÉCNICA

Client : FIDH

Agency : Babel 

Creative Director : Jean-Laurent Py

Art Director : Julian Brice

Copywriter : Benjamin Coché

Client Manager : Stacie Elien et Laura Delbourgo

Producer : Oriana Berzig

Production House : Gang Life

Producer : Dimitri Grimblat

Director : Laurent Follea