Comparado ao SXSW de Austin, no Texas, o festival Path terá sua terceira edição no bairro de Pinheiros, em São Paulo, nos dias 25 e 26 de abril, ocupando o Instituto Tomie Ohtake, o Museu A CASA, o Estúdio, a Praça dos Omaguás, a Casa 92 e o Bar Secreto, com palestras de 107 profissionais de diversas áreas, 21 atrações musicais, exibição de filmes e documentários, além de outras novidades.
Os idealizadores e organizadores do evento são os empreendedores focados em inovação Fábio Seixas e Rafael Vettori (ex-BOX1824), que hoje estão à frente d’O Panda Criativo. Antes, Seixas teve a própria produtora multimídia, a Digiartes, trabalhou na área de convergência da DM9DDB e foi diretor-executivo da Conspiração Filmes. O Path é um mix de criatividade, inovação e cultura que, por sinal, marcam a história profissional de Seixas e de Vettori.
“Saiu das nossas vidas a essência para essa mistura. Claro que usamos como referência diversos festivais internacionais que admiramos. O festival reforça conceitos de inovação e criatividade, sendo o único evento com esse perfil no Brasil. Esperamos mais de 5 mil pessoas nos dois dias do festival”, diz Seixas.
A abertura para convidados será realizada no dia 24 de abril na sede da Zeppelin Filmes. O festival conta com o patrocínio máster das marcas Sol, Coca-Cola, KUKA Roboter do Brasil, Casa Vaticano, Zeppelin, Agência Tudo, Dentsu Aegis e Ana Couto Branding. A Sol produzirá o palco de bandas de rua, fará programas de rádio em parceria com o Update or Die e Fernando Muylaert e produzirá vídeos com os palestrantes do evento. Já a Agência Tudo montará uma central de informações interativa, com feeds ao vivo do que acontece no festival. A KUKA levará para demonstração no palco do evento os seus robôs. Entre os palestrantes, Ryan Drumwright (diretor de estratégia e planejamento da TDA Digital/NY); Jimmy Leroy (Viacom); Gilberto Dimenstein (Catraca Livre); Marcelo Rosenbaum (arquiteto); Gui Pádua (paraquedista); Felipe Mojave (jogador de pôquer); Mara Gabrilli (deputada federal); Arthur Veríssimo (Revista Trip); Adriano Silva (Projeto Draft); Ana Holanda (revista Vida Simples); Natalia Viana (Agência Pública); Guto Requena (designer); Clarice Niskier (atriz) e Gustavo Diament (Spotify); entre vários outros.
Para Seixas, eventos como o Path ajudam a promover avanços criativos na sociedade. “Da criatividade surgem os novos avanços. Foi assim quando os desbravadores navegaram oceanos em busca de novas terras. Hoje estamos em um momento crítico, que precisa se reinventar rapidamente pensando no bem comum de todos. Projetos como o Kickstarter, receptores inteligentes de água de chuva e o movimento das bikes são inovações significantes no mundo atual”, diz Seixas.
Em sua opinião, marcas podem ajudar a transformar o mundo renovando o seu pensar para as necessidades dos tempos atuais, humanizando processos e olhando para as pessoas. “Em um país com tantos problemas como o nosso, há muitas oportunidades. O empreendedorismo e a economia criativa evoluem a passos largos. Eu me surpreendo a cada reunião que faço para a curadoria do festival, pois conhecemos no processo muitos empreendedores criativos e inovadores. Para essa turma não existe crise”, observa.
A campanha de divulgação do Path foi criada pela agência We, em parceria com a Zeppelin e a YbMusic, e tem como tema “desGIF-se” – expressão que vem da ideia de que quando as ações se tornam repetitivas, a vida vira um GIF, sem muitas emoções e cheia de tédio. Três filmes dirigidos por Fernanda Rotta mostram a rotina de dois amigos, um casal e um funcionário num escritório, convidando as pessoas a sair da rotina e fazer algo que nunca fizeram antes.