Apesar de novas polêmicas envolvendo seu processo de licitação, o Banco do Brasil deve finalizar a escolha de suas três agências antes do final de agosto, entregando a responsabilidade pela verba anual de R$ 420 milhões para Master, Lew’LaraTBWA e Giacometti.
No início desta semana, um advogado – aparentemente sem qualquer ligação com uma das empresas concorrentes – entrou com uma Ação Popular na 1ª Vara Cível de Brasília alegando falhas no andamento do processo, que poderiam ter influenciado no resultado – que até o momento apontam as três agências citadas como vencedora.
Paralelo à ação, um e-mail enviado para diversos formadores de opinião e oficiais do Governo questionava a forma como a comissão julgadora conduziu o procedimento, com levantamentos como “Ao confrontar as propostas apócrifas vencedoras, a presidente da comissão julgadora, Sylvana Uchoa Mascarenhas Coutinho, por inabilidade ou má fé, divulgou apenas as notas das vencedoras, sem mencionar as notas de todas as agências como expressa o edital. (…) Como pode garantir que, depois de aberto e confrontados, com as campanhas em mãos, a comissão não possa ter alterado novas e valores?”.
O Banco do Brasil, porém, se diz tranquilo diante das acusações, afirmando “lisura correta e transparente”, além de destacar que os envelopes permanecem, durante todo o processo, dentro de um cofre filmado 24 horas por dia, rubricados e selados pelas próprias agências, que os conferem na realização das sessões. O juiz que avalia o caso também negou a liminar que solicitava a interrupção imediata da licitação.
Questão burocrática
Foi encerrada na noite desta quarta-feira (17) o período hábil para recursos contra a última fase da licitação, de habilitação das três agências previamente selecionadas – após análise de propostas técnicas e de preço. O encerramento oficial da licitação está previsto para 26 de agosto, dependendo apenas da homologação do processo, a cargo de um comitê do próprio Banco do Brasil.
O contrato vigente, com as agências Master e Artplan, termina em meados de outubro. Porém, com a conclusão do processo, é possível que o compromisso com Master, Lew’LaraTBWA e Giacometti seja antecipado já para setembro. Inicialmente, o relacionamento entre anunciante e agências é de um ano, renováveis por até cinco. Como da última vez, a tendência é que o contrato seja estendido até o prazo máximo.
por Karan Novas