De olho na audiência e na receita publicitária, a Bandeirantes está diversificando a sua programação, com foco no entretenimento, jornalismo e novela. Na semana passada, a emissora (a quarta maior do País no ranking do Ibope, com 5,4% de share de audiência) reuniu mais de 400 convidados, em São Paulo, para anunciar as novidades da grade de 2008 e contratações de peso.

Na ocasião, a Band oficializou a contratação de Daniella Cicarelli e do jornalista Boris Casoy. Cicarelli, que deixou a MTV em dezembro, vai comandar a partir de março programa de variedades aos domingos,com transmissão ao vivo. “Estava me preparando para sair da TV segmentada e ir para a TV aberta. O desafio é grande, mas agora acho que, além do jovem, também vou conseguir atingir a família”, disse Cicarelli.

Boris Casoy irá apresentar um telejornal, por volta das 13h, que terá meia hora de noticiário nacional e outra meia hora só para São Paulo, com entrevistas e debates. Casoy também deve ancorar os debates eleitorais. O objetivo da emissora é oferecer mais opções ao mercado anunciante e, conseqüentemente, atingir um público maior. “Antes, íamos até as agências com poucas opções. Mas agora, além do futebol, em que continuamos a ter uma atuação forte, também temos opções para a mulher, jovem e família”, explicou Marcelo Mainardi, diretor executivo comercial do Grupo Bandeirantes. Segundo ele, a meta é ter um incremento de 20% em receita publicitária este ano. “No anopassado, o crescimento foi de 28%”, afirmou.

Apesar de não revelar investimentos sobre as novidadesna grade, a Band informou que investirá este ano R$ 60milhões em dramaturgia, com a novela “Dance dance dance” e a nova “Água na boca” (ambas em altadefinição). Para fazer a cobertura dos Jogos Olímpicos em Pequim, o investimento é de R$ 25 milhões. 

Grade
As modificações na grade de programação da Bandeirantes começaram há pelo menos três anos, mas nada tão agressivo como o que está acontecendo agora. Além das novas contratações, a emissora também vai apostar no formato reality show com a estréia do reality de relacionamento “All you need is love”. O programa, da Endemol, é transmitido em mais de 20 países. Outra novidade é a estréia da atração “CQC –Custe o que custar”, programa que mistura jornalismo e entretenimento. O programa é da produtora argentina Cuatro Cabezas. A Band também promete para 2008 um pacote de filmes com grandes sucessos de bilheteria do cinema. SBT Na briga pelo segundo lugar de audiência com a Record, o SBT também começa 2008 com novidades. A emissora de Silvio Santos estreou na última segunda-feira (21) a novela “La Lola”, uma produção argentina-israelense que vem dando mais de dez pontos no Ibope, chegando a empatar com o Jornal da Record. “No dia da estréia, alcançamos 11 pontos. Na comparação com a novela anterior, o crescimento em audiência é de quase 10%”, disse Manuel Mauger, diretor de marketing do SBT.

O SBT fechou 2007 com 15,79% de participação de audiência – o share da Record foi de 14,8%, um crescimento de 33% em relação a 2006. “Queremos chegar a 19% de participação de audiência em 2008. As novidades na programação sustentam a nossa meta”, completou o executivo. A estréia do programa de Silvio Santos, “Nada além da verdade”, também teve dez pontos de audiência e, segundo o executivo, puxou toda a programação. A emissora de Silvio Santos também promete estrear no dia 16 de março o reality “High school musical”, que virou febre entre os adolescentes. O programa vai mostrar os participantes confinados em uma escola e que serão selecionados para atuar no filme da Disney que estréia em 2009.

Globo
Na liderança, a Globo (que tem 47,91% de share deaudiência) também está investindo em publicidade e promoções para incrementar o interesse do telespectador pelas transmissões de futebol do Campeonato Carioca e pelas novidades na sua grade de programação – “Beleza pura”, nova novela das 19h e a nova minissérie “Queridos Amigos”. A emissora reuniu em comercial Renato Augusto, camisa 10 do Flamengo; Lúcio Flávio, meio-campo do Botafogo; Morais, um dos destaques do Vasco, e Leandro Amaral, atacante do Fluminense, para convidar a audiência a prestigiar as transmissões. Para promover “Beleza pura” será feita uma promoção com a cadeia de salões Werner, no Rio de Janeiro, e Jacques Janine, em SãoPaulo. A promoção para a minissérie “Queridos Amigos” é também associada à trama do folhetim. Nesse caso, a Globo firmou parceria com bares cariocas e paulistas.

Qualidade da TV está em xeque
Mesmo concentrando praticamente a metade do total dos investimentos publicitários em mídia no País (49%), a TV aberta atravessa uma fase em que a qualidade da sua programação está em xeque. O “Big Brother Brasil 8”, por exemplo, tem chocado o telespectador com um festival de agarra-agarra entre os participantes como nunca visto antes. Muita gente deixou de assistir ao reality show global por conta da “baixaria” e falta de carisma dos participantes.Tanto que a audiência do “BBB 8” é a pior do reality show. A média de audiência nas duas primeiras semanasé de 34 pontos. Até agora, no mesmo período, o pior desempenho havia sido na segunda edição do “BBB”, em maio de 2002, com 35 pontos. Para tentar alavancar a audiência, a Globo – que concentra mais da metade dos investimentos publicitários entre os canais abertos – está mexendo no programa com modificações como um paredão entre três participantes e novas regras. Além do erotismo, programas com apelo para a violência também estão no ar.

O SBT, por exemplo, estreou no último dia 5 o “WWE – Luta livre na TV”. Misturando luta com teatro, os lutadores do WWE protagonizam golpes violentos. Porém, diferentemente do vale-tudo, a luta livre do WWE não passa de encenação. Mulheres saradas também lutam. A participação de programas com conteúdo religioso em canais de TV aberta também tem aumentado. As emissoras vendem esse espaço às igrejas como se fosse publicidade. A Igreja Universal do Reino de Deus injeta cerca de R$ 300 milhões anuais a título de compra do espaço da madrugada na Record, cujo dono, o bispo Edir Macedo, é também o líder da igreja. Só para efeito de comparação, a Universal paga R$ 140mil por hora em uma faixa de horário em que a Globo não arrecada mais do que R$ 40 mil, mesmo tendo uma audiência quatro vezes maior do que a concorrente. Já a Bandeirantes é a única emissora a transmitir um programa evangélico em horário nobre da televisãobrasileira. O “Show da fé” é apresentado pelomissionário R. R. Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus, com produção executiva da jornalista Graziela Guerra. A Igreja Internacional da Graça deDeus também tem horários alugados nas madrugadas da Band, parte deles ao vivo, e também na RedeTV!

Kelly Dores