Assim que finalizar a licitação de publicidade cuja verba anual é de R$ 420 milhões para três agências, ritual que deve durar até o final do primeiro semestre, o Banco do Brasil vai elaborar edital para contratação de agência para comunicação digital. A demanda digital, porém, será suprida pelas três agências que devem apresentar no item ‘estrutura profissional’ com esse perfil para atender o BB.
“Nossa comunicação tem que ser 360º. Todos os meios devem ser contemplados. Mas vamos ter uma quarta agência, apenas para a área digital ainda este ano. Relações públicas e outras demandas de comunicação também serão pensadas, afirmou Armando Medeiros, diretor de marketing da instituição financeira.
O principal executivo de marketing do BB também disse que a concorrência de publicidade, iniciada na semana passada com Audiência Pública na sua sede em Brasília, vai exigir das três agências vencedoras a formação de um Núcleo de Mídia independente com cinco profissionais. A medida é inédita e passa a vigorar no próximo contrato.
“É uma entidade sem personalidade civil ou jurídica e sem fins lucrativos”, propõe o edital de licitação. O núcleo vai assessorar o BB no “atendimento, análise, pesquisa, planejamento, autorização e comprovação de veiculação da publicidade; consolidar semanalmente os mapas de mídia das agências; controlar o choque de mídias entre as empresas do conglomerado BB; dispor e manter atualizado um banco de dados com tabelas e descontos negociados relativo aos veículos de comunicação; disponibilizar informações necessárias para negociação com veículos, ou, se assim o banco determinar, negociar diretamente, repassando todas as condições negociadas; controlar os espaços adquiridos dos veículos e apresentar relatório mensal com acompanhamento dos espaços e das inserções utilizadas e a serem utilizadas; apresentar trimestralmente mapa referente ao saldo dos espaços disponíveis de cada veículo; acompanhar, nos relatórios de pesquisas disponíveis no mercado as práticas de mídia dos principais concorrentes; e apresentar estudos relativos à utilização de mídias inovadoras e alternativas”.
por Paulo Macedo
Leia mais:
BB terá R$ 420 milhões para publicidade