A rede britânica estatal de comunicação BBC adiou o lançamento de um aplicativo para smart phones, com notícias e informações sobre esporte gratuitas, após jornais manifestarem preocupação em relação à concorrência direta do serviço.
A Newspaper Publishers Association (associação de mídia impressa) pediu ao corpo administrativo da BBC, o BBC Trust, que analise propostas que poderiam prejudicar esforços de concorrentes com seus próprios serviços móveis.
O lançamento do aplicativo estava planejado para abril.
O BBC Trust irá, agora, analisar as propostas. O fundo não divulgou um prazo, mas as discussões devem começar em uma reunião no final do próximo mês.
A BBC, que recebe US$ 5,4 bilhões por ano em taxas – pagas pelo contribuinte – de licenciamento reservadas à rede de TV, tem recebido críticas do canal BSkyB e de outros concorrentes que sofrem com uma queda na receita de publicidade.
O empresário James Murdoch – visto hoje como herdeiro do império midiático “News Corp” de seu pai Rupert Murdoch – descreveu o tamanho e ambições da BBC como “assustador”.
O volume de conteúdo gratuito já disponibilizado pela BBC na Internet dissuadiu muitos jornais de cobrarem por seu conteúdo na Web.
No começo do mês, a BBC indicou que estaria se retirando de algumas de suas operações comerciais para se focar nos seus principais negócios, cedendo a pressões de concorrentes há poucos meses de uma eleição geral que, quase certamente, irá resultar em um corte de gastos públicos.
Com informações da Reuters.