O mercado dos salões de beleza ainda sofre com a informalidade e falta de profissionalização dos serviços oferecidos. No Brasil, apesar da crise, o setor é sustentado por um hábito frequente das brasileiras, e também dos brasileiros, de não abrir mão desses serviços mesmo quando estão reduzindo seus gastos. Essa quase obsessão por tudo que diz respeito a estética, cabelo, unha, corpo, etc, amplia a atuação dos salões no país, e se torna renda fixa de muitos profissionais que estão desempregados e encontram no setor a prestação de serviços com alta demanda.

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De olho nesse mercado em expansão e evolução, a Avec é um hub de soluções tecnológicas para os salões de beleza, spas e barbearias focada em oferecer uma boa gestão para esses locais. Os fundadores, Fernanda Greggio, Feres Baladi, Victor Sorroche e Robson Telles, evoluíram o negócio, que começou como um aplicativo de agendamento de serviços online, para um software completo com assinaturas acessíveis para diversos salões. Ao todo, são mais de 600 mil estabelecimentos de beleza formais no país e a operação se empenha em oferecer ferramentas e funcionalidades que atendam às necessidades funcionais dos locais.

Além disso, a Avec é responsável pela Beauty Week, evento criado para movimentar os salões em períodos de baixa procura. Com pacotes acessíveis nos melhores estabelecimentos, os consumidores podem comprar combos por preços que, geralmente, não são os habituais em locais como Jacques Janine, CKamura e Marcos Proença, por exemplo.

A segunda edição, realizada entre 14 e 27 de agosto em São Paulo, ganhou uma semana plus patrocinada pela marca Gama, e vai até o próximo domingo (03). Na capital paulista, acontecem dois eventos no ano, mas cidades como Curitiba, Campinas e Recife também já recebem a atração.

“Beauty Week virou um evento offline dentro da nossa empresa de soluções. As marcas têm procurado esse tipo de experiência diferenciada, porque estamos trabalhando com um público direcionado. Bel Vita já patrocinou várias Beauty Weeks e a ação é distribuir sampling nos salões, então para ela que já faz isso normalmente, aproveita o público selecionado”, explica Fernanda.

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O negócio da Avec gira em torno da venda de tecnologia sem mídia ou publicidade. “A gente tem um sistema de gestão, aplicativo dos próprios salões, e tudo é integrado. Acabamos de lançar o pagamento na cadeira. Assim que o serviço é finalizado, o profissional envia pelo sistema uma mensagem para o cliente conferir a comanda e confirmar o pagamento, que já é debitado no cartão”.  

Futuro

O cruzamento de dados reunidos na plataforma é a aposta da Avec para tecnologias futuras. Com a análise da base de dados é possível constatar que os serviços mais realizados no primeiro semestre de 2017 foram manicure, pedicure, corte e design de sobrancelhas. No mesmo período, o maior ticket-médio é de São Paulo, com R$ 97; Minas Gerais com R$ 90,00; Paraná com R$ 87,33; Rio Grande do Sul com R$ 83,64; e Bahia com R$ 78,42.

De acordo com a Avec, os pagamentos com cartão de crédito no setor aumentaram em 30% de 2016 para 2017. O parcelamento em cartão é mais comuns hoje, já que antigamente esse mercado não realizava parcelamento do valor do serviço. Além disso, as regiões Sul e Sudeste chegam a utilizar até 40% a mais o cartão de débito ou crédito do que as outras regiões do país.

Os dados também incrementam o próprio negócio da Avec. O agendamento online aumentou em até 25% o número de serviços marcados. Isso porque cerca de 40% dessas ações são feitas fora do horário comercial.

“Estamos desenvolvendo um produto com essa extração de dados do nosso sistema. Também queremos conectar produtos de beleza com o perfil dos consumidores. Nós sabemos conhecemos o cliente que usa nossa plataforma em um determinado salão e eu sei, mais ou menos, o perfil dessa pessoa. Consigo fazer alguns cruzamentos e sugerir produtos com maior relevância, com conversão assertiva dentro do meu aplicativo. É melhor do que simplesmente o jogar em um site aberto. Com isso, vamos comissionar o salão nessa venda que é indireta, mas que temos a ajuda dele”, explica Fernanda.