A campanha faz parte da divulgação da 1ª edição do Foro Iberoamericano de Economia Prateada

A discriminação de profissionais com mais de 50 anos no mercado de trabalho  se tronou um desafio global, segundo apontou as Nações Unidas. Pensando em ampliar essa discussão, o Foro Iberoamericano de Economia Prateada organizou a sua primeira edição, que irá acontecer entre os dias 2 e 4 de outubro, na Cidade do Panamá.

Além de painéis dedicados ao assunto, também será apresentada uma campanha internacional para combater o etarismo, com a assinatura da beGiant Advertainment, dos sócios Guga Lemes e Felipe Barahona.

O projeto conta com uma plataforma de entretenimento, com a canção "Quem Disse Que É Tarde?", composta por André Abujamra, e um videoclipe de três minutos que será exibido em TV, plataformas de streaming e redes sociais.

A ação visa mudar as percepções negativas associadas ao envelhecimento e destacar as contribuições significativas que pessoas seniores trazem para a sociedade. Na canção, André Abujamra levanta questões relevantes sobre o etarismo como "quem disse que é tarde, para trabalhar, para estudar, para ensinar, para transformar?".

Além do lançamento do clipe, a campanha conta com ativação de influenciadores, com peças em português, espanhol e inglês.

"Ainda surpreende muitos que não seja só saúde. Porém, o retrato revela uma realidade que precisamos lidar: trabalhadores estão sendo excluídos do mercado de trabalho cada vez mais cedo pelo preconceito contra a idades, nossa população está envelhecendo e ainda não há mecanismos eficazes para incluir socialmente e economicamente estas pessoas em escala. A exclusão de milhões de pessoas +50 do mercado de trabalho se reflete no empobrecimento das famílias, o aumento do gasto público e uma diminuição da produtividade das empresas que não se beneficiam da experiencia, criatividade e energia multigeracional", afirmou Arletty Pinel, idealizadora do Fórum.

O Foro de Economia Plateada contará com a participação de 22 países e 5 mil espectadores. O evento tem o apoio de entidades internacionais como Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Aging 2.0 e World Business Angels Investment Forum (WBAF), uma afiliada da Aliança Global do G20 para a Inclusão Financeira (GPFI).