A operação brasileira da BETC, agência de origem francesa fundada em 1994 por Rémi Babinet, foi apresentada ao mercado nesta terça-feira (4). Tendo Erh Ray, ex-sócio da Borghi/Lowe; e Gal Barradas, ex-presidente da F.biz, como sócios locais, ambos atuando como coCEOs, o escritório é o terceiro da microrrede, que nasceu em Paris e também está, desde 2011, em Londres.
“Há exatos 20 anos estávamos iniciando nossas operações e é extremamente empolgante estar agora em São Paulo. Somos relativamente jovens, mas já temos muita história e, de uma pequena agência francesa, fomos nos tornando pouco a pouco uma operação mundial. Esse é mais um passo nesse sentido”, destacou Babinet. Sua intenção é expandir pouco a pouco a rede em mercados-chave, sobretudo China e Estados Unidos, formando escritórios que apresentem, acima de tudo, robustez local.
Uma das principais características da agência é fugir do tradicional modelo de atuação, bem como das amarras perante disciplinas comuns de mídia. Na França, ela é conhecida pela sua forte ligação com elementos como moda, música e cultura. “Temos pessoas muito diferentes na equipe, não só ligadas à publicidade. Nossa sede, no centro de Paris, teve o projeto arquitetônico totalmente desenvolvido pela equipe interna. Também realizamos exposições artísticas, desfiles de moda, temos muita afinidade com o mercado de luxo e somos idealizadores da Panik Party, evento que virou referência de música alternativa em várias partes do mundo”, exemplifica Babinet.
Foram tais características que aproximaram os sócios da BETC de Erh e Gal. “Durante esse um ano e meio de um processo que chamo de ‘detox’, passei por um momento de procurar as raízes da criatividade, . Os clientes e os veículos evoluíram e, buscando referências e novas experiências ao redor do mundo, encontrei na BETC um parceiro inspirador e provocativo – o que todo criativo busca”, revelou Erh. “Vivi um momento de transformação recente e, como toda pessoa que gosta de um bom trabalho criativo, sempre fui fã da BETC”, acrescentou Gal.
Primeira conta
O escritório físico em São Paulo ainda está em processo de montagem e deve ser inaugurado oficialmente em março. Inicialmente, a equipe deve ser extremamente enxuta, não passando dos 10 profissionais – mas já em fase de contratação.
Internacionalmente, a BETC atende contas de grande relevância, como Peugeot, Air France, Louis Vuitton, Disney, Diet Coke, L’Óreal, Pernod Ricard, Mondelez e Lacoste. Porém, nenhuma delas passam para a carteira da operação brasileira de imediato, por alinhamento global. “Queremos construir uma agência forte para o mercado brasileiro e ir atrás de novos clientes. A primeira ideia de vir para o Brasil não foi depender de alinhamentos imediatos. Porém, somos a principal agência da Peugeot no mundo, por exemplo. E é claro que se eles abrirem concorrência no país e nos chamarem, seremos os primeiros da fila”, detalha Babinet. O cliente é atendido no Brasil pela Y&R.
Mas a agência já celebra sua primeira conquista: o Shopping Cidade Jardim. Segundo Erh, o cliente se encaixa perfeitamente no ideal de trabalho da agência, que envolve todas as frentes de atendimento, da mídia tradicional ao cuidado com a comunicação visual e outros materiais auxiliares – passando também pelo digital. “Queremos ter o cuidado com o todo, participar do todo”, reforça.
Com seus escritórios em Paris e Londres, a BETC fechou 2013 com um faturamento de US$ 135 milhões – crescimento de 7% em relação ao período anterior. A microrrede atende cerca de 70 clientes, tendo 70% de sua receita atualmente oriunda de clientes internacionais. De acordo com Gal, o plano de crescimento local é bastante agressivo. “Queremos estar, já nos primeiros cinco anos, entre as 20 maiores agências do Brasil”.