A XVI Bienal do Livro Rio será realizada entre 29 de agosto e 9 de setembro no Riocentro, na capital fluminense, promovida pelo Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e pela a Fagga/GL Exhibitions. O investimento este ano é de R$ 32 milhões (organização e expositores), sendo que a verba dedicada à programação cultural aumentou em 20% (serão R$ 5 milhões). O evento terá mais de 100 sessões de debates e bates-papos, inaugura um salão de negócios para profissionais de mercado e, este ano, homenageia a Alemanha.
Os patrocinadores máster do evento são Bradesco Seguros e Petrobras, com apoio do BNDES, realização do Ministério da Cultura e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, com suas respectivas leis de incentivo. E há ainda os patrocínios especiais, como o da Light para a visitação escolar, o da Supergasbras ao Placar Literário (debates sobre esportes com curadoria do jornalista João Máximo), o da Secretaria Municipal de Cultura ao #Acampamento na bienal (bate-papos sobre literatura pautados pela tecnologia e a cultura de convergência), o do Submarino ao e-commerce do evento, o do Iba ao Café Literário (encontros com escritores) e o dos Correios à operação logística. A Rede D’Or é responsável pelo serviço médico da Bienal.
O número de autores estrangeiros no evento literário este ano é recorde: serão 27. Entre eles, vários best-sellers como Nicholas Sparks, James C. Hunter, Sylvia Day e Emily Giffin, além de Mia Couto, Cesar Aira e Nuno Carmaneiro. O roteirista americano de jogos eletrônicos Corey May falará sobre cultura da convergência durante o evento. Na delegação alemã, virão 11 autores – como Wladimir Kaminer (“Balada russa”), Reinhard Kleist (“Cash”) e Manfred Geier (“Do que riem as pessoas inteligentes?”). Também virão Will Gompertz, autor de “Isto é arte?” (Zahar) e ex-diretor da Tate Gallery, de Londres; a dramaturga e prosadora irlandesa Emma Donoghue (autora de Quarto, finalista do Man Brooker Prize em 2010), o espanhol Allan Percy (Nietzsche para estressados); o romancista histórico espanhol Javier Moro (“O sári vermelho”); e o americano Mark Baker (“Jesus: o maior psicólogo que já existiu”).
Salão de negócios
O salão de negócios – o agent center – atende a uma demanda do próprio mercado e receberá agentes literários e profissionais do livro de várias partes do mundo no pavilhão verde do Riocentro. Em 29 de agosto, dia da abertura da Bienal, o horário de funcionamento será de 13h às 18h, enquanto em 30 e 31 de agosto o espaço permanecerá aberto das 10h às 18h. Já estão confirmados representantes de editoras e das agências literárias dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Chile, Gana e do Brasil.
A parceria com a Alemanha, por meio da Frankfurt Academy, transformará a XVI Bienal do Livro Rio em sede da Contec 2013, conferência sobre alfabetização, educação, conteúdo de mídia e tecnologia para crianças e jovens. Nela, educadores, administradores da área educacional e experts em tecnologia e educação poderão participar de um programa internacional que combina insights visionários e experiências práticas, discutindo novidades no campo da transferência do conhecimento. O evento acontece no dia 30 de agosto, sexta-feira, no Auditório Rachel de Queiroz (Pavilhão Azul), das 9h30 às 18h30. As inscrições podem ser feitas até 29 de agosto no www.contec- brasil.com.