A 15ª Bienal do Livro Rio acontecerá no Riocentro, no Rio de Janeiro, entre os próximos dias 1º e 11 de setembro, e terá um aumento de 20% na área de expositores em relação a 2009. O evento é uma iniciativa do Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) em parceria com a Fagga/GL events.
Este ano, Petrobras, BNDES e Submarino são os principais patrocinadores da feira literária, sendo que a Rede D’Or apoia a Maré de Livros e a Light patrocina a visitação escolar, um dos carros-chefes do evento. O Submarino também apoiará a Bienal Digital, dedicada à degustação de livros eletrônicos, enquanto a Biblioteca Mirim terá o patrocínio da Supergasbras.
Em uma área de 55 mil m², na qual se concentram 950 expositores, a Bienal espera receber 640 mil pessoas durante seus 11 dias de programação, mesma média de público das últimas edições. Serão lançados cerca de mil títulos durante o evento e as vendas esperadas são de um total de 2,4 milhões de livros. A programação cultural este ano vem forte: investimento de R$ 4,2 milhões, valor duas vezes e meia maior que o da edição de 2009.
Uma das maiores novidades deste ano será a homenagem ao Brasil. Ao organizar os mais de 70 encontros que compõem a Bienal, os curadores Ítalo Moriconi, Sonia Biondo, Gabriel Villela e João Alegria deram ênfase aos temas brasileiros. Os encontros literários e bate-papos cobrirão a situação cultural e política do País. O Café Literário terá 38 sessões e abrirá espaço a duas novidades. Uma delas será o Sarau Poético, no qual poetas jovens e veteranos mantêm viva a tradição carioca, que evoluiu da declamação romântica à moderna leitura em bares até a pós-moderna performance na web. A outra é o Debateboca, um “bate-pronto” de pergunta e resposta que promete trazer ao Café Literário ideias novas e relatos marcantes.
Espaço infantil
O Mulher e Ponto, que tem a jornalista Sonia Biondo como curadora, promoverá bate-papos entre escritoras que retratam, em suas obras, os mais variados temas de interesse feminino e personalidades desse universo, em 16 sessões. O projeto Livro em Cena prevê 11 leituras dramatizadas, com curadoria do diretor teatral Gabriel Villela. O novo espaço infantil, que tem a curadoria de João Alegria e cenografia da agência Pândega, foi batizado de Maré de Livros e será o maior centro de atividades da Bienal, com mais de 600 m² que articulam arte, tecnologia e livros. A Rede D’Or patrocina o espaço para celebrar seus investimentos em pediatria.
“O Maré de Livros integra o mesmo conceito aplicado em nossos hospitais, que é o de não apenas tratar, mas também incentivar os pacientes a aprender como se cuidar”, afirma Claudio Tonello, diretor corporativo de marketing da Rede D’Or. Já a Biblioteca Mirim reunirá grandes obras dirigidas ao público infanto-juvenil e terá seis sessões diárias de contação de histórias.
por Claudia Penteado