Anunciar em blogs tem sido uma alternativa para marcas que desejam investir em marketing digital para divulgar suas campanhas e produtos. Essa parceria tem movimentado o mercado de blogs, que transformaram a profissão “blogueiro” em um negócio rentável.
Os blogs de moda, principalmente, são apontados por Rodney Nascimento, supervisor de Comunicação Integrada da ESPM, como uma das especialidades que apresentam maior sucesso em publicidade, já que o tema é cobiçado e aumenta a autoestima das mulheres.
A influência das blogueiras de moda é construída com postagens expondo seus pontos de vista a respeito dos produtos, serviços ou tendências. Além disso, Nascimento ressalta que o alcance dos blogs é superior ao de uma revista, por exemplo, por ser um conteúdo de acesso livre. Consequentemente, a penetração dessas informações pode variar de acordo com o grau de influência da personalidade que gerencia o blog, usa os produtos e emite opiniões.
“O blogueiro virou uma subcelebridade, que fotografa bem e que emite opiniões e vende produtos por esse meio. O conteúdo está nas imagens e como ela compõe esse cenário vai ser determinante para a identificação dos consumidores”. Nascimento destaca que a figura das blogueiras demonstra a possibilidade das consumidoras se identificarem com algo da vida real.
Em 2012, foi a primeira vez que o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) investigou irregularidades na veiculação de publicidade em blogs. Na época, um processo foi movido contra a varejista de cosméticos Sephora e as blogueiras Thássia Naves, Lala Rudge e Mariah Bernardes. A decisão do órgão advertiu as blogueiras pela não identificação de patrocínio da marca nos posts dos blogs. As investigações começaram após o órgão ter recebido 50 denúncias de leitoras alegando que as blogueiras faziam publicidade velada dos produtos.
Com isso, os publipost ou publieditoriais – posts em blogs patrocinados por alguém ou alguma marca – se tornaram comuns na rede. O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, do Conar, exige, no Artigo 30 da Seção 6, que qualquer reportagem, artigo, nota, texto-legenda ou qualquer outro que se veicule mediante pagamento, deve ser apropriadamente identificado para que se distinga das matérias editoriais e não confunda o consumidor.
Muitas marcas enviam presentes para os blogueiros, sugerindo notas, testes e comentários sobre o presente que receberam. Os conhecidos “jabás” devem ser identificados no post para que os leitores tenham conhecimento do pagamento por aquela publicidade. “É uma questão de ética sinalizar que aquele conteúdo foi pago. Os leitores devem saber que aquele blogueiro está falando bem do produto ou porque foi presenteado ou porque uma marca comprou aquele espaço para uma opinião positiva”, destaca Nascimento.
Focada na movimentação do mercado pelos blogs, a empresária de moda Alice Ferraz criou o F*Hits, definido por ela como a primeira plataforma de blogs de moda e lifestyle do mundo. Com 25 blogs reunidos em uma mesma rede, Alice, que também mantém seu blog no espaço, reúne blogueiras de moda de vários estados do Brasil e administra os anúncios e ações que as parceiras recebem e participam.
Segundo ela, o objetivo foi profissionalizar os negócios. “Fazemos um planejamento com a marca para encaixá-la no perfil que achamos mais adequado para o seu objetivo, estilo, etc. Em alguns casos, a marca quer uma blogueira específica, mas identificamos que o perfil do produto a ser divulgado combina com outra blogueira. A partir disso, traçamos um perfil de mídia”, explica.
Ética
O alerta para os investidores que acreditam na eficiência dos blogs está na pesquisa prévia do histórico do blogueiro escolhido. Para Nascimento, é importante lembrar que manter bons relacionamentos com jornalistas também é essencial, já que eles se preparam, estudam e constroem uma carreira de credibilidade. “Um especialista sabe do que está falando e estar bem cotado por profissionais que estão há anos no mercado é essencial. Os blogueiros estão sendo requisitados hoje, mas o seu sucesso pode ser instantâneo, pois o trabalho não é, em alguns casos, ético e profissional”, ressalta.
Alice aponta que as marcas procuram as blogueiras porque elas mostram opinião e a experiência prática com aquele produto, estimulando a compra e o desejo pelas marcas. Os blogs são um novo player do mercado e um dos braços do marketing digital. “Eu acredito que a campanha tradicional das marcas é de extrema importância, porque são nas ações de marketing que a marca poderá imprimir seu olhar sobre seus produtos e o que deseja vender. As blogueiras colocam suas impressões pessoais, que nem sempre são aquelas pretendidas pelas marcas ao lançarem suas coleções, por exemplo”.