Construir uma comunicação efetiva nos meios digitais é essencial para divulgar e comercializar produtos, conquistar novos clientes e promover a rede de relacionamento com os consumidores. André Siqueira, cofundador da Resultados Digitais, plataforma de automação de marketing e gestão de marketing digital, dá cinco dicas para impulsionar sua marca com Marketing Digital.

1- Construa uma persona

Crie um personagem que represente o potencial cliente e seus interesses, comportamentos, problemas e obstáculos mais comuns.  A forma mais efetiva de fazer isso é entrevistando alguns clientes e potenciais clientes. Isso vai ajudar a direcionar melhor as suas ações, encontrar seu público nos canais certos e oferecer materiais e soluções que realmente ressonam no seu target, ao invés de serem amplos e genéricos.

2- Seja a melhor fonte de informações para o seu público produzindo conteúdo interessante e de qualidade

As pessoas buscam ativamente por informação e sua empresa pode ser a grande fonte para elas se produzir algo com frequência e qualidade. Um dos erros mais comuns de empresas que começam a produzir conteúdo é falar sobre sua história, sobre os produtos e serviços, sobre as novidades que ela vem fazendo no mercado. As pessoas não querem saber da sua empresa, elas querem saber o que sua empresa conhece que pode ajudá-las. Pense em conteúdos que são educativos, que informam ou que entretém. Ninguém acorda com vontade receber ou acessar propagandas, então não é surpresa que os conteúdos promocionais fracassem. Faça algo interessante!

3- Pense na distribuição efetiva do seu conteúdo

De nada adianta produzir conteúdo de qualidade se as pessoas não descobrem esse conteúdo. É interessante otimizar seus materiais para que eles apareçam onde as pessoas estão. Existem técnicas de otimização para ferramentas de busca (SEO) como o Google, que ajudam seu site a ficar mais próximo das primeiras posições.Também é possível fazer otimizações para as mídias sociais, como o lançamento de materiais com pagamento social e o uso de botões para compartilhamento ao lado dos artigos. Ter uma audiência própria em mídias sociais também ajuda muito, bem como uma lista de emails que também pode ser valiosa na distribuição. Por fim, há sempre a opção de comprar mídia (como Google Adwords e Facebook Ads) como uma alavanca no curto prazo para quem ainda não tem nenhuma audiência.

4- Tenha um processo para a conversão

A produção de conteúdo não é uma boa ação da sua empresa para o mercado, é uma forma de atrair mais pessoas e construir credibilidade e relacionamento para levar até a venda. É importante já pensar em um caminho claro pelo qual você vai levar o potencial cliente. Por exemplo, ao final de um post ou na Home do site, você pode inserir um banner para que ele baixe um material em troca do e-mail ou então assine uma newsletter. Depois, via e-mail, o conteúdo enviado vai aos poucos direcionar para o produto até levar a uma proposta e à venda em si (é possível configurar fluxos automatizados de emails com as ferramentas adequadas). Em outros casos, um vendedor pode pegar a informação de contato e fazer uma abordagem para descobrir se há espaço para a venda. Em outros ainda, há uma combinação desses modelos.

5 – Sempre analise e otimize todo o processo

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar praticamente tudo. Você pode descobrir que tipo de conteúdo tem melhor desempenho, qual fonte de tráfego tem funcionado melhor, o que é preciso cortar ou corrigir e à partir daí fazer todos os ajustes que sua empresa precisa para uma atingir uma excelente performance.


*André Siqueira é administrador pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor de marketing em redes sociais na pós da Estácio-SC e cofundador da Resultados Digitais, onde conduziu a área de Marketing que é vista como chave na empresa para que ela fosse de 0 a 1.000 clientes em menos de dois anos. Hoje trabalha como evangelista de Marketing Digital na empresa e tem experiências nas áreas de SEO, mídias Leads, e-mail marketing, monitoramento, análise e otimização.