Espécie de diário online onde as pessoas publicam suas histórias, idéias ou fotos, os blogs também começam a fazer parte do ambiente corporativo. É cada vez maior o número de empresas que criam blogs com o objetivo de se aproximar do seu público, auxiliar na construção da marca e, ao mesmo tempo, desenvolver pessoalidade no universo corporativo. Além de criar o famoso efeito multiplicador dos blogs.

No Brasil, anunciantes como Melissa, Natura e Tecnisa são exemplos de que essa estratégia pode dar certo. A Natura criou no ano passado blog para divulgar a campanha 2007 da linha Chronos, que devido o sucesso continua sendo atualizado por uma consultora. É voltado para o público em geral, porém foca textos e ações nas consultoras para incrementar as vendas e relacionamento com clientes finais.

No caso da Tecnisa, o blog criado há dois anos vem também ajudando a aumentar a visitação do site da construtora e, de quebra, ampliar as vendas. O diretor de marketing Romeo Busarello conta que o blog também é importante para mostrar transparência ao mercado e abrir o espaço para críticas. “Utilizamos o material para melhorar processos internos”, diz ele.

Segundo o executivo, outro aspecto importante é ganhar relevância no Google. “Com o blog, conseguimos estar mais bem posicionado na lista de site das incorporadoras”, explica. O blog da Tecnisa tem 21 mil visitantes por mês. “É uma excelente ferramenta na construção de marca”, reforçou Busarello. Ele garante que nenhuma postagem é apagada e que as perguntas são respondidas em 48 horas. “Trata-se de um compromisso com o público”. O conteúdo é produzido por um jornalista free-lancer e funcionários da incorporadora.

Conversa

Diferentemente dos sites, os blogs são um canal para as empresas abrirem um diálogo com o público – e não um canal de vendas. Muitas empresas também utilizam os blogs para criar um canal de conversação interna, como forma de alimentar a sinergia entre a empresa e funcionários. “Existem muitos blogs nos quais o presidente da empresa escreve uma vez por semana e se comunica com os colaboradores de um modo mais pessoal do que a intranet”, ressalta Cátia Lassalvia, consultora de mídias interativas.

De acordo com a consultora, a grande sensação que os blogs têm causado é de que eles devolvem pessoalidade em um mundo marcado por histórias de impessoalidade – as empresas. “Os blogs e ferramentas participativas em geral são um dos grandes temas do momento e muito pertinentes para serem usados nas estratégias de comunicação e de branding corporativos”, completa ela.

Como case de sucesso, a consultora cita a campanha da Melissa “Create Yourself” criada em 2007 pela BorghiErh/Lowe. Na ação, quatro blogueiras adolescentes divulgaram a marca com o objetivo de criar preferências entre meninas de 15 a 25 anos. “Foi um sucesso, pois as blogueiras falavam a mesma língua do público consumidor”.

Emoção

Para uma empresa obter sucesso com um blog, a linguagem é fundamental e também é preciso planejamento. Outro aspecto é criar emoção nesse novo ambiente corporativo. “Um blog não pode parecer com um folder de vendas. A linguagem tem de ser leve, o blog das empresas tem de ter emoção para conseguir descontração. Mas é necessário criar regras de conduta e ter moderação”, destaca Gil Giardelli, vice-presidente da Adrenax, um fundo de investimento de empresas que estão nascendo na internet.

O consultor lembra também que as marcas não devem criar um blog apenas por modismo. “Não dá para criar um blog apenas porque está na moda, como vem acontecendo com o Second Life. Tem de ser um canal para abrir uma conversa com o público e ter planejamento”, afirma ele. Num mundo em que todo mundo quer falar, com cerca de 1,7 bilhão de pessoas conectadas à internet e criando um blog e meio por segundo, chega primeiro quem conseguir chamar a atenção do usuário.

Outro exemplo de sucesso é o caso da Microsoft, que tem cerca de 4.500 blogs corporativos. Muitos analistas creditam aos blogs o papel de ter ajudado a construir uma percepção mais humana, pessoal, sobre a empresa. Assim como a gigante de tecnologia, IBM, Avon, HSBC também são marcas famosas por explorar a blogosfera como estratégia de marketing.

Kelly Dores