Mello, Dornbusch, Monique, Nogueira e Albuquerque

 

O sucesso da primeira edição do BMW Jazz Festival, realizada no ano passado, fez com que a montadora alemã retomasse o projeto em 2012, tendo mais uma vez à frente a produtora e cineasta Monique Gardenberg, da Dueto Produções. O festival retornará a São Paulo e ao Rio de Janeiro respectivamente de 8 a 10 e de 11 a 13 de junho.

A principal mudança em relação à edição anterior fica por conta do local dos shows em São Paulo, que se transferem do Auditório do Ibirapuera para o Via Funchal. “A mudança visa atender a grande demanda de público do ano passado, quando os ingressos se esgotaram em cerca de duas horas. Este ano colocaremos à venda mais de dois mil ingressos por dia, contra 500 da última edição”, afirma Monique, também idealizadora dos extintos Free Jazz e Tim Festival. No dia 10 de junho, haverá uma apresentação especial aberta ao público no Parque do Ibirapuera de Maceo Parker e The Clayton Brothers. Já no Rio de Janeiro, os shows serão novamente realizados no Teatro Oi Casa Grande.

“A BMW é uma marca avant-garde sempre associada ao design, à sofisticação e à qualidade. Assim como o jazz, sempre buscamos a harmonia e tentamos nos aprimorar até atingir a perfeição, misturando disciplina e improviso. O sonho de criar um projeto como esse se tornou realidade ano passado e ficamos muito felizes e orgulhosos em dar continuidade a ele”, ressalta Henning Dornbusch, diretor-presidente do BMW Group Brasil. Segundo o executivo, o festival será a ação de marketing mais importante da montadora no País em 2012, recebendo “investimentos substanciais”.

No total, o festival receberá nove atrações: Chick Corea, Clarke & White; Maceo Parker com Fred Wesley & Pee Wee Ellis; Charles Lloyd; The Clayton Brothers; Trombone Shorty & Orleans Avenue; Ambrose Akinmusire; Nintey Miles; Darcy James Argue’s Secret Society; e Toninho Ferragutti e Bebê Kramer. Assim como na primeira edição, alguns dos músicos, como Chick Corea e Lenny White, ministrarão workshops gratuitos para interessados em conhecer a fundo o gênero musical. As oficinas serão realizadas na Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo) Tom Jobim, durante o período da tarde. A venda dos ingressos, ainda sem preço definido, começa em 14 de abril.

O trabalho de pesquisa e seleção do elenco contou com curadoria do jornalista Zuza Homem de Mello, do músico e produtor musical Zé Nogueira e do produtor musical Pedro Albuquerque. “O jazz é um gênero que tem pouca difusão nos meios de comunicação e, para sobreviver e ganhar reconhecimento do grande público, precisa ter espaço para acontecer ao vivo. Esperamos que, com o festival, a cultura do jazz se fortaleça no Brasil e forme uma nova plateia”, explica Monique. “O BMW Jazz Festival acredita na renovação e nos norteamos pela linha mestra de unir jovens talentos a nomes já consagrados, mesclando diferentes linhas do jazz e suas vertentes. Ousadia, inovação e liberdade são palavras que resumem bem o projeto”, acrescenta Pedro Albuquerque.

Acordos para uma possível transmissão do festival e para a veiculação de anúncios em revistas ainda estão sendo negociados e devem ser definidos até abril. A divulgação do festival terá como base o site www.bmwjazzfestival.com e sua página no Facebook, que atualmente possui mais de 15 mil seguidores e onde serão realizadas diversas ações de relacionamento. O BMW Jazz Festival tem patrocínio máster de BMW Serviços Financeiros e patrocínio de Columbia Trading e Chubb Seguros.