Responsável por bordões e memes, a campanha “Bom Negócio”, assinada por Daniela Ferro, da NBS, foi a grande vencedora do Prêmio Folha UOL de Mídia. Em segundo lugar ficaram as campanhas “Vem pra Rua” (Fiat), de Daniela Franco (Leo Burnet Tailor Made) e Guilherme Horácio (Click Isobar), e “Novo Up – Have Fun” (Volkswagen), de Fabio Urbanas (AlmapBBDO). Já a terceira posição foi para Rodrigo Medeiros (Africa), autor da campanha “Dont Révi Caspa” (Head & Shoulders), e Thiago Ferraz (Lew’Lara TBWA) com a campanha “É Friboi?”.
A campanha “Bom Negócio” ganhou grande repercussão no Brasil com nomes como Supla, Paulo Gustavo, Narcisa Tamborindeguy, Compadre Washington, entre outros. Mas também gerou polêmica. Isso porque o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitário) pediu, em maio, uma alteração no comercial.
A razão da alteração é o termo “ordinária”, dito pelo cantor antes de “desaparecer” ao ser negociado pela plataforma – ele sequer completa a palavra. Cerca de 50 consumidores se sentiram ofendidas pelo termo e entraram com a denúncia. Atualmente, o comercial já tem mais de 8,3 milhões de visualizações no YouTube.
Nova metodologia
Nesta edição, a pesquisa, realizada pelo Instituto Datafolha, começou com duas etapas para que exista uma cobertura maior de todas as campanhas realizadas no período de um ano. Foram entrevistados profissionais de planejamento de mídia das principais agências de publicidade do país, os quais indicaram as campanhas espontaneamente, com a condição de não citar aquelas realizadas pela própria agência.
Com base nessas entrevistas, o Datafolha listou as seis campanhas mais citadas. Na sequência, as finalistas foram votadas pelos profissionais de marketing das maiores empresas anunciantes do país, que decidiram os vencedores.
“A cada ano, a gente continua ouvindo a opinião dos anunciantes para entender e eleger o profissional de mídia que realizou o melhor trabalho. O Prêmio Folha UOL de Mídia já se consolidou como um dos maiores prêmios de publicidade do país e se tornou referência no mercado”, afirma Enor Paiano, diretor de publicidade do UOL.