Marcos Scaldelai, diretor de marketing da Bombril, está entre os quatro palestrantes confirmados no 4º Fórum de Marketing Empresarial. Ele terá como tema de sua apresentação “O fator feminino na determinação de consumo”, no encontro que deve reunir cerca de 200 CEOs e diretores de marketing dos maiores anunciantes do mercado brasileiro – além de líderes do mercado publicitário de veículos de comunicação.

Promovido pelo Grupo Doria e pela Editora Referência, com organização do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), o Fórum, que traz como tema central “Soluções e alternativas para a recuperação do mercado”, ocorre entre os dias 16 e 18 de agosto no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, litoral paulista, e terá também apresentações do diretor de mercado do Grupo Petrópolis, Douglas Costa, com o tema “A audácia para superar a crise e enfrentar a concorrência”; o diretor de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, Axel Schroeder, cuja palestra diz “Como o marketing impulsiona a venda de automóveis mesmo em períodos difíceis”; e o presidente da Mastercard, Gilberto Caldart, que irá falar sobre “A potencialidade do esporte para gerar um mercado de consumo”.

Em relação a Scaldelai, um dos pontos principais de sua palestra trata de “Mulheres evoluídas”. Lançado em 2011, em campanha criada pela DPZ – e extensão online da Repense –, o case foi o primeiro em 33 anos a não contar com o ator Carlos Moreno como protagonista. Em seu lugar, foram escaladas a atriz Marisa Orth e as humoristas Dani Calabresa e Mônica Iozzi, com o objetivo de intensificar o contato com consumidoras mais jovens. Nos filmes, o trio satirizava os homens e enaltecia os produtos da marca.

Segundo o executivo, “Mulheres evoluídas” ainda é um case bem atual, que está em sintonia com o crescimento da classe média e do papel que a mulher representa nessa nova faixa de consumidores do mercado. “Cerca de 40% delas administram, inclusive, não só a casa, mas também o dinheiro que entra nela. Foi isso que nos motivou a virar o processo estratégico em busca de uma mulher mais jovem, já que Bombril sempre conversou com as consumidoras mais maduras”, explica. “As jovens até usavam Bombril, só que mais por recomendação. Havia uma distância emocional. E também há diferenças entre esses dois públicos. Esta nova consumidora não quer saber se nossos produtos deixam a louça mais branca. Elas querem atitude, esperam que do mesmo modo que trabalham fora e colocam dinheiro em casa, seus maridos também participem do serviço doméstico.”

Para Scaldelai, por mais que os homens estejam também participando das tarefas dentro de casa, também é a mulher que dará mais valor a esse movimento. E, por consequência, cabe a ela a decisão de compra no ponto de venda. “Por isso, a empresa que não estiver falando com esta nova consumidora da maneira correta está fadada a ter problemas. Nós só procuramos nos antecipar a esse discurso e estamos tendo sucesso com isso”, afirma. “A ‘nova mulher brasileira’ também está mais antenada em trazer para sua família o que existe de melhor e mais prático. Ela olha para o futuro e leva aspectos como sustentabilidade em conta. Um motivo a mais para que as marcas cuidem bem de suas ações”, completa.