A Ford Caminhões e o Facebook desenvolveram um projeto para que internautas possam experimentar virtualmente o Boné Alerta, dispositivo equipado com sensores que monitoram sinais de sonolência do motorista para a prevenção de acidentes.
A novidade foi anunciada durante a Campus Party, em São Paulo, evento que a Ford patrocina pelo sexto ano consecutivo. Os visitantes da feira podem testar o acessório no estande da marca.
“O público da Campus Party quer ver inovações, tecnologias, o que tem de diferente, e quer conversar com a marca, não é só ver. Hoje, muito mais do que ser só uma montadora, somos uma empresa de soluções de mobilidade”, comenta Roberta Madke, gerente de comunicação e responsabilidade social da Ford Brasil e América do Sul.
Para fazer a experiência virtual do Boné Alerta, é preciso primeiro curtir a página oficial da Ford Caminhões no Facebook e usar o celular. A ferramenta funciona com a tecnologia de realidade aumentada e é uma das máscaras disponíveis na parte do Facebook Stories.
A câmera mapeia o rosto e, em seguida, aplica o boné. Ao movimentar a cabeça como se estivesse usando o acessório, ele dispara alertas ao identificar um padrão de sonolência. Também é possível gravar filmes e tirar fotos usando o boné para compartilhar com os amigos.
O Boné Alerta está em fase de protótipo e foi desenvolvido pela Ford Caminhões para aumentar a segurança nas estradas. “A Ford Caminhões é a primeira empresa fora do segmento de filmes a utilizar o recurso de máscaras do Facebook Stories para oferecer essa experiência inédita aos seus seguidores. O Boné Alerta é um acessório criativo e, com essa tecnologia, está sendo mostrado de uma maneira igualmente inovadora”, diz Guilherme Teles, gerente de marketing.
Leia mais
Campus Party oferece inovação e ambiente fértil para marcas
Décima edição da Campus Party quer aproximar campuseiros