Se há uma surpresa na apuração de investimentos em mídia do Ibope Monitor neste ano de 2009 ela se chama BorghiErh/Lowe. A agência dos sócios José Henrique Borghi e Erh Ray vem integrando o top ten da pesquisa desde o primeiro trimestre e chega ao 3º lugar no resultado de janeiro a setembro do relatório que será publicado nesta quinta-feira (22) no site do instituto (www.ibope.com.br), na rubrica Almanaque, para assinantes. A liderança da pesquisa continua com a Y&R.

A agência contabilizou no período um faturamento de R$ 1,097 bilhão, ficando atrás apenas da Y&R, com R$ 3,436 bilhões, e AlmapBBDO, que registrou R$ 1,303 bilhão. As outras duas agências que exibem na pesquisa faturamento superior a R$ 1 bilhão são a JWT, a quarta colocada, com R$ 1,079 bilhão, e a quinta, a Ogilvy & Mather, com R$ 1,031 bilhão.

O pesquisa do Ibope usa como base de cálculo os preços cheios das tabelas dos veículos de comunicação sem os descontos praticados com agências e anunciantes e planos de incentivo como BVs (Bonificações de Volume).

“Estamos tendo um ano excepcional, reflexo do trabalho que estamos fazendo para a Caixa Econômica, Unilever, Etna, Vivara, BIC, Johnson & Jonhson, Perdigão e Iguatemi, por exemplo. A Inpar, do ramo imobiliário, também está com muitos lançamentos, como o recente ‘Mairarê”, em São Paulo, que exigiu um grande esforço de toda a agência. Estamos muito felizes com essa posição”, disseram Borghi e Erh.

Além das verbas que administra no mercado brasileiro, a BorghiErh/Lowe também tem receitas provenientes do trabalho que faz para marcas da Unilever, como Skipe, Drive, Vivere e Pepsodent, na América Latina. “Esse faturamento não consta do Ibope e ajuda bastante no nosso resultado final”, acrescentaram os sócios da agência.

por Paulo Macedo