Rotina que se repete desde 2002, a Y&R mantém a liderança da pesquisa de autorizações de mídia organizada pelo instituto Ibope Monitor com um faturamento de R$ 2,699 bilhões. Esse volume é relacionado ao período de janeiro a julho deste ano. No primeiro semestre a Y&R teve faturamento de R$ 2,193 bilhões.

A apuração do Ibope Monitor tem base nos preços cheios das tabelas dos veículos de comunicação, sem os descontos obtidos pelas agências e outras práticas comerciais, como planos de incentivo, por exemplo. Uma boa surpresa é a presença da BorghiErh/Lowe na 4ª posição, com um faturamento de R$ 781,4  milhões. A agência comanada por José Henrique Borghi e Erh Ray contabilizou R$ 634,5 milhões no primeiro semestre, mas vem subindo no ranking desde o início de 2009. No ano passado, a agência teve faturamento bruto de R$ 889,5 milhões e ficou em 14º lugar na pesquisa.

Na 2ª posição nos primeiros sete meses de 2009 está a AlmapBBDO – com R$ 955,7 milhões, seguida da JWT – com R$ 801,2 milhões. Em 5º está a Ogilvy & Mather – com R$ 717,2 milhões, em 6º a DM9DDB – com R$ 716,5 milhões, em 7º a Africa – com R$ 675,7 milhões, em 8º a Fischer + Fala! – com R$ 672,3 milhões, em 9º a Neogama/BBH – com R$ 665,9 milhões e em 10º a Giovanni+DraftFCB – com R$ 6114,2 milhões.

O faturamento brudo do 1º semestre foi de R$ 28,1 bilhões.

por Paulo Macedo