Danielle, Kiska e Priscila: trio experiente para potencializar os negócios da produtora

 

A BossaNovaFilms, produtora dos sócios Denise Gomes, Edu Tibiriçá, Julio Xavier, Paula Trabulsi e Willy Biondani, continua colocando em prática a reformulação iniciada em 2012 – quando acionou um projeto para maior integração entre as áreas e profissionais da empresa. Agora, foi a vez da área de atendimento, que ganha três núcleos distintos, comandados por diferentes diretores: Kiska Kaysel, que retorna à produtora após mais de dois anos na Cia de Cinema; e Danielle Harriz e Priscila Miranda, que foram promovidas ao cargo.

Segundo Edu Tibiriçá, gestor da empresa, o mercado está mais dinâmico e provocativo, e isso deixa anunciantes, agências e produtoras cada vez mais inquietas. “Há uma provocação natural que faz com que todos queiram ir além dos comerciais de 30 segundos. E queremos ter uma área de atendimento conectada a esses objetivos estratégicos, identificando novas oportunidades de negócios”, explica.

Para isso, a BossaNovaFilms aposta em três profissionais experientes na direção dos núcleos. “São pessoas que têm bagagem no mercado, que serão capazes de evoluir sobre as questões do processo do atendimento e instigar agências e anunciantes a pensar em trabalhos mais evoluídos e, naturalmente, potencializar nossos negócios. Obviamente, cada projeto dentro de sua particularidade”, ressalta Tibiriçá, lembrando que, apesar de comandarem núcleos separados, todos irão atuar de forma integrada. “Estamos, desde 2012, nos empenhando no desenho de mais áreas integradas, pensando no 360, e uma gama de diretores que identifique qual é o melhor projeto para cada job: digital, entretenimento, branded content e até mesmo os 30 segundos, que não irá deixar de existir por conta de outros meios de se comunicar”, completa.

Branded Content

O produtor chama atenção especificamente para o branded content. “A forma como esta ferramenta pode estar a serviço da comunicação estratégica de uma marca é algo que o mercado ainda está descobrindo. Mas projetos assim aumentam a cada dia, reagindo à dinâmica atual e a uma demanda natural do mercado. E um só diretor não daria conta pelo volume de trabalho que estamos esperando”, explica, comparando o novo modelo ao atendimento já praticado dentro das agências.

Em 2012, por exemplo, a BossaNovaFilms produziu um projeto de branded content para o Planeta Terra: uma microssérie de seis episódios, chamada “Penetras de Luxo” que teve cenas filmadas durante o festival e exibida no Terra/SundayTV. Recheada de comédia, suspense, ironia e pitadas de nonsense, a série contou a história de seis amigos que, mesmo sem convite, conseguem entrar no evento e fazem uma intervenção na área vip. A direção foi da dupla Paula Trabulsi e Isaac Niemand, concebida pela Asas da Imaginação e com desenho transmidia da Wanted. Em 2013, é esperada a volta dos personagens.

A produtora possui hoje duas áreas específicas de trabalho: publicidade, que está separada em dois nichos – comerciais de TV e branded content –; e entretenimento. “E o branded content tem se ampliado, por ser a invasão da propaganda dentro de projetos de entretenimento”, diz Tibiriçá, revelando que, atualmente, projetos de publicidade respondem por cerca de 70% do faturamento da produtora. “Acredito que em dois anos teremos o equilíbrio de 50% a 50%. O que seria bem saudável.”

A chamada Lei da TV Paga (Lei 12485), aprovada no ano passado e que obriga os canais de filmes, séries e shows da TV por assinatura a reservar ao menos duas horas e meia semanais para programas feitos no país, ajudará a produtora a conquistar este equilíbrio, acredita o executivo. “Só para esse ano já temos 11 séries de TV contratadas. E queremos aproveitar essas oportunidades para potencializar o branded content, utilizando o know how e a expertise de nossos profissionais – entre eles, os novos diretores de atendimento – a serviço das marcas”, afirma. “O mercado está ousando e as marcas ganhando maturidade. O que era meramente discurso, finalmente está se efetivando”, finaliza.