A nova ação de O Boticário usa realidade aumentada para promover reflexão na sociedade sobre o descarte irresponsável de resíduos.

Para dar dimensão do estrago, a marca apresenta “Planeta de Plástico”, ferramenta que mostra cenários tomados por lixo, alerta, que, se até 2050 a sociedade não repensar sobre o descarte de resíduos, o planeta Terra poderá ser um deserto com 34 bilhões de toneladas de plástico. Ativação está disponível no site.

O Brasil é o 4º país que mais produz plástico no mundo, e apenas 1.28% desses resíduos são reciclados. Durante a experiência disponível para mobile e desktop, o usuário desbrava um local inóspito, sem vida e repleto de lixo.

A partir do segundo semestre de 2021, a marca traz o Boti Recicla, maior programa de logística reversa em pontos de coleta no segmento de beleza do país. As as embalagens de cosméticos da empresa e retornadas nas lojas da marca serão transformadas em 17 espaços escolares sustentáveis. Serão locais de 30m² compostos, aproximadamente, por 2.2 toneladas de plástico reciclado.

Renata Gomide, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, explica que o Planeta de Plástico não é apenas uma realidade aumentada, ele já existe. “Nós só não estamos vendo. Essa versão aponta para a dimensão do problema e se torna uma poderosa ferramenta de conscientização. Com ajuda da sociedade, o Boticário vai tangibilizar impacto positivo, fomentando a educação em escolas pelo Brasil e perpetuando um ciclo de consciência que nunca acaba. Acreditamos em um futuro possível, transformado pela educação”, afirma.

A ativação faz parte da jornada de sustentabilidade do Boticário. Em 2006, a marca criou o Boti Recicla, com cerca de quatro mil pontos espalhados em 1.750 municípios brasileiros. Em 2020, transformou resíduos plásticos em uma Pop Up Sustentável no Parque Ibirapuera, e em mais oito lojas sustentáveis espalhadas pelo Brasil – o plano de abertura ainda prevê 17 lojas no mesmo formato para 2021.

FICHA TÉCNICA
Agência: SOKO
Fundador e CEO/CCO: Felipe Simi
Head de Creative Data: Rafael Caldeira e Rafael Ziggy
Creative Leader: Isabela Marangoni
Design Leader: Roma J
Direção de arte: Patrícia Lee Mo, Leonardo Zardo e Lucas Ramos.
Edição de Imagem: Gabriel Gahesa
Motion Designer: Yasmin Cruz
Content: Igor Frossard e Pedro Cruz
Redação: Doug Peroni
Concept: Fernanda Farias
Data Strategy: Nathalia Imamura
Site: Doubleleft
Head de Broadcasting: Fabiane Abel
Broadcaster Senior: Thais Hernandez
Broadcaster: Ana Catharina Bessa, Beatriz Porto e Daniele Mendonça
COO: Brisa Vicente
Head de Operações: Larissa Kubo
Producer Senior: Lucas Cardoso
Producer: Daniele Moura, Marcelle Cerutti e Rafaela Yamaki