O Bradesco está entre as 10 primeiras posições das marcas de bancos mais valisosas do mundo em ranking Brand Finance Global Banking 500 – 2010, feito para a revista inglesa The Banker. Do 12º lugar na edição anterior, o Bradesco saltou para o 9º lugar. Com a posição, a instituição é a marca mais valiosa do Brasil e da América Latina entre os bancos. 

Entre o total de marcas avaliadas na nova edição do ranking, as dez mais valiosas do mundo são, pela ordem: HSBC (US$ 28,47 bilhões), Bank of America (US$ 26,04 bilhões), Santander (US$ 25,57 bi), WellsFargo (US$ 21,9 bi), Citi (US$ 14,36), BNP Paribas (US$ 14,0 bi), Goldman Sachs (US$ 13,88 bi), Chase (US$ 13,4 bi),  Bradesco (US$ 13,29 bi) e Barclays (US$ 13,13 bi).

“Em relação aos levantamentos de 2009, as mais significativas mudanças neste novo ranking das primeiras posições referem-se à entrada das marcas Barclays, Goldman Sachs e do Bradesco –  representando, pela primeira vez, a presença de um banco da América Latina na lista dos dez maiores do mundo; além da saída do American Express, ICBC e China Construction Bank,  que caíram, respectivamente, para a 11ª, 12ª e 13ª  posição”, afirma o sócio e ceo da Brand Finance para América do Sul, Gilson Nunes.

De acordo com o executivo, o valor de mercado das 500 instituições financeiras avaliadas atingiu US$ 6 trilhões em 2010 – um crescimento de 62% sobre o ano anterior; e a soma do valor de suas marcas aumentou 49%, totalizando US$ 716 bilhões. 

O Brasil passou de oito marcas nacionais em 2009 para 10 neste ano. Entraram BM&Bovespa, Redecard e BIC Banco, e saiu o Banco Panamericano.

A soma total do valor das marcas brasileiras subiu de US$ 18,28 bilhões para US$ 30,16 bilhões em 2010, um crescimento de 65%; e o valor de mercado das empresas cresceu 139%, ou seja, o montante saltou de US$ 91 bilhões em 2009 para US$ 217 bilhões em 2010.

O segundo melhor resultado em termos de ranking foi para o Banco do Brasil, que saiu da 36ª para a 26ª posição , com crescimento de 133,6%. Os demais bancos registram, também, crescimento elevado, como Itaú, 23,6%; Unibanco, 22%; Nossa Caixa, 65,8%; Banrisul, 67,4%; e Banco do Nordeste, 138,8%.

O estudo mostra que as marcas de bancos dos EUA e da Europa foram as mais afetadas pela crise e tiveram, portanto, suas presenças reduzidas entre as 500 mais valiosas do mundo. No levantamento atual, constam 85  marcas americanas e 22 inglesas, contra 95 e 24 em 2009, respectivamente.
 
Por ordem de valor, as marcas mais valiosas de bancos brasileiros são:

Bradesco: US$ 13,29 bilhões, 9ª posição mundial (subiu 3 posições)
Itaú: US$ 6,91 bilhões, 25ª posição (caiu 3 posições)
Banco do Brasil: US$ 6,69 bilhões, 26ª posição (subiu 10 posições);
Unibanco: US$ 1,85 bilhões, 80ª posição (caiu 12 posições)
Nossa Caixa: US$ 440 milhões, 232ª posição ( manteve posição)
Banrisul: US$ 284 milhões, 311ª posição (caiu 4 posições)
Banco do Nordeste: US$ 220 milhões, 349ª posição (subiu 106 posições)
BM&FBovespa: US$ 176 milhões, 398ª posição
Redecard: US$ 159, 419ª posição
BIC: US$ 118 milhões, 490ª posição.