O Bradesco é o banco com a marca mais valiosa da América Latina, avaliada em US$ 10,6 bilhões, o que o torna dono da 20ª marca com maior valor entre instituições financeiras no ranking global da Brand Finance, divulgado nesta terça-feira (4). Ele é acompanhado por outro banco brasileiro que está no top 25 da edição 2014 da lista Global Banking 500: o Itaú, que ocupa a 23ª colocação, com marca avaliada em US$ 9,9 bilhões.
Os demais bancos que completam as 25 primeiras posições são vêm da Europa (Alemanha, Suíça, França, Espanha, Reino Unido e Rússia), Canadá, Estados Unidos, China e Japão. A marca mais valiosa é do americano Wells Fargo, avaliada em US$ 30,2 bilhões.
Além de Bradesco e Itaú, outros sete bancos brasileiros entram na lista, que contempla 500 instituições. São eles Banco do Brasil (35ª posição, US$ 6,972 bilhões), Caixa (49ª, US$ 4,759 bilhões); Safra (314ª, US$ 320 milhões); Banrisul (323ª, US$ 309 milhões); Banco do Nordeste (335ª, US$ 288 milhões); BRB (454ª, US$ 173 milhões); e Banco Panamericano (481ª, US$ 159 milhões).
Com nove bancos na lista, o Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de países, à frente de Alemanha e Austrália, que emplacaram 21 e 17 bancos respectivamente. Ao todo, as marcas dos bancos brasileiros que aparecem na lista valem, juntas, US$ 33,4 bilhões. Já as marcas dos bancos dos Estados Unidos, que são 56 na relação, valem US$ 193,6 bilhões.
Apesar do bom resultado, o CEO da Brand Finance para a América Latina, Gilson Nunes, acredita que o Brasil pode subir algumas posições em 2015. “As estratégias que os bancos vêm aplicando para contornar problemas de inadimplência e superar entraves da economia já surtiram efeitos nos últimos balanços e mostraram sinais de retomada do crescimento”, diz.