O Ibope Mídia e o Ibope Nielsen Online divulgaram os resultados da primeira pesquisa realizada para internet. Os 10 principais anunciantes da internet no Brasil são, nesta ordem, Bradesco, Itaú, Ford, Samsung, Fiat, Unilever, Coca-Cola, Sky Brasil, Volkswagen e Brasil Telecom. Os investimentos nesse meio de mídia são brutos sem os descontos praticados pelos portais. Para consolidar os números, o instituto recebe o volume de impressões e a tabela de preços e faz a medição.
As categorias que mais anunciaram foram instituições de mercado financeiro, veículos de passeio nacionais, instituições de veículos, peças e acessórios, mídia eletrônica e cartões de crédito e débito. O investimento dessas categorias representa 42% do total da internet no ano passado.
A internet fica com 2,7% do que é investido em publicidade no Brasil. O meio só não perde para cinema, com apenas 0,7%. A TV continua líder, com 50% dos investimentos. Do total de R$ 59,727 bilhões de investimento total, a web leva R$ 1,6 bilhão.
Confira os investimentos das 10 marcas que mais investiram em internet em 2008:
1º Bradesco – R$ 221.628.000
2º Itaú – R$ 100.862.000
3º Ford – R$ 72.368.000
4º Sansung – R$ 59.915.000
5º Fiat – R$ 58.869.000
6º Unilever – R$ 54.263.000
7º Coca-Cola – R$ 51.043.000
8º Sky – R$ 43.667.000
9º Volkswagen – R$ 38.306.000
10º Brasil Telecom – R$ 37.451.000
Cristiane Marsola
Leia também: