Lançado em 2005 pela Neogama/BBH, o conceito “Completo”, que que ajudou o Bradesco a tornar-se a marca mais valiosa do Brasil (segundo a consultoria Brand Finance), está sendo substituído. A partir de agora, a comunicação do banco evolui para enfatizar o posicionamento “Presença”.

A responsável pela criação do novo conceito também é a Neogama/BBH, dona da conta institucional do anunciante. As outras agências que trabalham com o banco (Y&R, Age, One Digital e FabraQuinteiro) seguirão o mesmo direcionamento e a comunicação será totalmente alinhada.

A mudança é justificada pelo atual cenário econômico, que coloca o Brasil em posição favorável diante de países desenvolvidos que estão sofrendo muito mais com a crise global. A estratégia agressiva também pode revelar uma tentativa do Bradesco de recuperar a posição de maior banco privado do País, perdida recentemente após a compra do Unibanco pelo Itaú.

“Estamos vivendo uma fase de mudanças globais sem precedentes e isso é muito estimulante para um banco que sempre esteve na linha de frente, ajudando a construir a história dos brasileiros e trazendo para o mercado o que existe de mais avançado no setor bancário em todo o mundo. O Bradesco sempre foi uma presença marcante na vida econômica do país e dos brasileiros. Tanto nos bons momentos, como nos mais difíceis. Esse histórico foi muito importante porque deu sustentação para esse novo passo na evolução de nossa comunicação, colocando em evidência um valor que só o Bradesco pode assumir. Um valor que resume e traduz a atuação do banco desde o seu início: o valor Presença”, explicou Luca Cavalcanti, diretor de marketing do Bradesco.

A palavra “Presença” é traduzida pelo Bradesco como um valor humano. Pode ser interpretado como uma evolução do “Completo”, que ajudou a construir uma ideia de grandeza. Enfatiza a capacidade de presença com diversos tipos de produtos, a presença em todos os quase lugares do Brasil e em distintas classes sociais.

“O case Bradesco é o case de maior sucesso de resultados no mercado brasileiro dos anos mais recentes, tanto que a Neogama/BBH e o banco receberam o inédito Grand Prix do Effie Awards, que mede a eficácia da comunicação no mundo. Agora estamos evoluindo e entrando em uma fase pautada pelo momento que o Brasil vive e a maneira como o Bradesco quer se inserir nele. O conceito Presença foi minha maneira de sintetizar o posicionamento nessa nova fase e refletir um dos maiores atributos do banco, ao longo de sua vida, neste País. É uma continuidade que sobe um degrau no nosso plano para a imagem do banco, que tem hoje a marca de maior valor do País”, disse Alexandre Gama, presidente e diretor geral de criação e planejamento.

Comunicação
Para divulgar a mudança, a agência também criou uma nova campanha. No filme de um minuto, produzido pela Mixer, a ideia foi usar um estádio para mostrar que o Brasil é muito mais do que o país do futebol. Dentro do estádio acontece uma transformação do campo em plantação de soja e cana. Em seguida, uma usina se ergue no lugar da plantação – para falar da presença constante do Bradesco na vida do pequeno, médio e grande empresário. Finalizando, uma pequena cidade se ergue no centro do estádio para simbolizar a presença do Bradesco em quase 100% dos municípios do Brasil. Enquanto isso, a locução afirma que “O Brasil não é mais o país do futuro. Hoje, no mundo, o Brasil é presença”. Pessoas na arquibancada formam um painel humano com palavra presença. Na sequência, eles viram os painéis, formando o logotipo e o nome do banco, enquanto a locução arremata: “E presença, no Brasil, é Bradesco”.

O filme demandou grande produção e processo de finalização, que envolveu uma equipe de 90 pessoas, quatro diárias de filmagem e 250 horas de pós-produção. Estiveram presentes, entre figuração e elenco, 600 pessoas. O estádio foi composto, externamente, por imagens do Maracanã e, internamente, por imagens captadas no estádio Moisés Lucarelli, da Associação Atlética Ponte Preta, em Campinas.

Além do comercial de 1 minuto há um anúncio sequencial de 7 páginas.

Para assistir ao comercial clique aqui.

por Suellen Vallini