O bordão “Vai que…”, que grudou feito chiclete na cabeça de muitos brasileiros, volta à mídia com a estreia da terceira fase da campanha do Grupo Bradesco Seguros. Criada pela AlmapBBDO, a nova etapa traz a trilha sonora do filme “Missão: Impossível” e todos os elementos de uma superprodução, com direito a incêndio em prédio, filmagens na Califórnia e helicóptero que foi utilizado no longa-metragem.
A brincadeira é associar que, na ficção, uma equipe de especialistas surge do nada para controlar situações estremas. Já na vida real, as pessoas podem contar com o time de especialistas da Bradesco Seguros para qualquer imprevisto. André Kassu e Marcos Medeiros, diretores de criação da AlmapBBDO, contam que o primeiro diagnóstico que fizeram antes de desenvolverem a primeira fase da campanha, em 2010 – logo após a agência conquistar a conta –, indicava que todos os seguros falavam em proteção e tranquilidade – um equívoco, já que uma pesquisa com consumidores apontou que ninguém acreditava naquilo. “Em cima disso, a gente criou ‘Vai que…’, para mostrar que imprevistos acontecem sim, uma hora pode acontecer e, quando acontecer, melhor a pessoa contar com a Bradesco Seguros”.
A ideia é continuar tratando o assunto com leveza, humor e popularizar o bordão cada vez mais. Um dos resultados positivos é a empatia que a campanha gerou para a marca. “Quando começamos a criar a primeira campanha, nenhum consumidor sabia falar da comunicação de seguradoras. Eles não tinham nenhum registro, o que provava nossa tese de que as pessoas rejeitavam proteção e segurança. Hoje, esse branco foi totalmente preenchido pela Bradesco Seguros”, reforçam.
Top of Mind da pesquisa do Datafolha na categoria seguradora há 11 anos seguidos, a Bradesco Seguros considera que a campanha trouxe um reflexo muito positivo para a marca e representou uma quebra de paradigma na comunicação do setor. “A aposta é continuar com essa assinatura, reforçar o vínculo do jargão com a Bradesco Seguros e agora trabalhar com a trilha sonora do ‘Missão: Impossível’ (cujos direitos foram comprados pela marca), para que o consumidor associe a empresa à nossa equipe de especialistas em imprevistos”, afirmou Alexandre Nogueira, diretor de marketing do Grupo Bradesco Seguros.
O executivo ressalta que não é tão simples comunicar seguros e que essa linha criativa encontrou uma maneira mais próxima de falar com o público. “Na segunda fase da campanha, tentamos chamar atenção com pessoas conhecidas, usando Byafra e Taffarel. E, nesta fase, quisemos mostrar que a empresa tem a virtude de ter especialistas para estar à disposição dos clientes. A gente sabe que é um diferencial e queria ressaltar isso com algo que ficasse no inconsciente das pessoas, que é a trilha sonora do filme’”, revela Nogueira.
Com os comerciais “Especialista” e “Menino ou menina”, a campanha “Missão: Impossível” é uma evolução da comunicação desenvolvida para a marca a partir de 2010, quando lançou o conceito “Vai que…” e a assinatura “Bradesco Seguros. É melhor ter”. Esta fase conta com filmes para TV, mídia impressa, peças na web e no iPad, mídia alternativa e rádio.
O Grupo Bradesco Seguros é líder do mercado brasileiro com 25% de participação. Em 2012, apresentou faturamento de R$ 44,3 bilhões. A empresa atua nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar.