A Brahma apresentou nesta segunda-feira (28) os mais novos integrantes da plataforma “Por um futebol melhor”, que busca fortalecer a estrutura dos clubes de futebol. Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos se unem a Ponte Preta e Portuguesa, paulistas já presentes no projeto, ao lado de outros clubes espalhados pelo país. A negociação para a entrada do G4 durou mais de um ano e meio.
A ausências dos paulistas no programa era um problema para a marca que deseja auxiliar o país na detenção do título de melhor campeonato de futebol do mundo. “Queremos ter não só o melhor futebol do mundo, mas também os melhores clubes do mundo. Sonhamos em ter o melhor campeonato”, disse Milton Seligman, vice-presidente de relações corporativas da Ambev, detentora da Brahma. De acordo ele, isso deve acontecer em 2015, como parte do legado da Copa do Mundo de 2014.
Para construir essa história, a marca criou o “Fundo Brahmeiro”, que reverte um percentual da receita da Brahma para os clubes. Os valores serão destinados à melhorias nos clubes, como em estádios, vestiários, academias, entre outros. Os valores são definidos a partir do número de fãs de cada time nas páginas criadas pela marca. Outra iniciativa é o reforço às plataformas de sócio-torcedor dos clubes, cujo benefício usualmente é somente a redução no preço do ingresso. Com o projeto, outros benefícios serão inclusos, entre eles descontos para produtos da Ambev e da PepsiCo, como Toddynho, à princípio. “Queremos que outras empresas passem a aderir a essa ideia de incentivar o futebol”, afirmou Marcel Marcondes, diretor de negócios do esporte da Ambev.
Para comunicar as iniciativas, estão envolvidas no projeto as agências Africa, 9ine e FanClub, esta última da Holding Clube. De acordo com Bruno Cosentino, diretor de marketing de Brahma, a marca está estudando como será a comunicação, que terá na fan pages dos clubes no Facebook o principal canal de comunicação.