Tutu fez a primeira apresentação do V Congresso

 

Durante a primeira apresentação do V Congresso, o arcebispo Desmond Tutu, Nobel da Paz em 1984 por sua lua contra o Apartheid na África do Sul, destacou a importância de uma imprensa livre para a liberdade de um país. “Um dos indicadores-chave se um país é livre ou não é a liberdade de imprensa, de expressão e de pensamento”, disse na tarde desta segunda-feira (28).

O arcebispo ressaltou que a mídia precisa de espaço para se manifestar, mas que isso não a isenta de ter responsabilidades e afirmou que “o direito de expressão deve estar sob constante vigilância”. “A mídia e a indústria de comunicação precisa ser livre, mas suas empresas não devem se esquecer de suas obrigações”.

Tutu relembrou sua primeira visita ao país nos anos 70 quando, mesmo encantando o mundo com atletas como Pelé, o Brasil vivia sob o governo militar e sofria com a miséria endêmica, expressa em suas favelas e na pobreza espalhada pelo país. “Contudo, hoje há uma outra realidade, o país vive sob um sucesso cintilante e é uma vibrante democracia”.

O arcebispo não deixou de apontar os desafios brasileiros, como a luta pela erradicação da pobreza, mas enviou um recado de otimismo à plateia. “Não tenho dúvida de que cada brasileiro tem capacidade para mudar todos os aspectos negativos do país”, disse. “Vocês serão capazes de transformá-los em aspectos positivos. Então, vamos em frente”, finalizou.