A BA BrandAnalytics continua seu processo de expansão. Após entrar no primeiro semestre no mercado europeu, por meio de operações em Madri e Lisboa, a consultoria, especializada em gestão de marcas, se reestrutura para chegar ao mercado argentino e ampliar sua atuação no País. A empresa acaba de contratar Tatiana Lindenberg como diretora da consultoria no Brasil e remanejou Flavia Gonsales e Renato Rocha para, respectivamente, consultora sênior e diretor de operações.
Segundo Eduardo Tomiya – sócio da consultoria junto com André Galiano –, as mudanças visam atender a crescente demanda por serviços de brand valuation dentro e fora do País. “As operações estão avançando em um ritmo muito forte. Estamos com quatro novos clientes de grande porte, que ainda não posso divulgar. Nos próximos dias, vamos viajar para a Argentina para acertarmos os últimos detalhes para a entrada no País. A ideia é que tenhamos um escritório lá até o final do ano”, explica.
Tatiana terá a missão de estruturar a operação Brasil com foco no desenvolvimento das disciplinas de estratégia, arquitetura, implementação e avaliação de marcas. A executiva tem mais de oito anos de experiência em multinacionais como Johnson & Johnson, DiamondCluster International e Accenture, nas áreas de marketing e estratégia.
A empresa também acaba de ganhar nova sede em São Paulo, no bairro do Itaim Bibi; e planeja crescer 20% este ano – número inferior ao apresentado em 2009, que chegou a 50%. Segundo Tomiya, isso se explica pelo fato de que, no último ano, a economia ainda estava “contaminada” pela crise, o que acabou gerando muitas oportunidades para o negócio da BrandAnalytics.
A crise também impulsionou a estreia da empresa na Europa, cuja operação está sob comando de Jaime Martín, ex-Interbrand, que já trabalha com clientes locais, ainda não possíveis de serem divulgados. A proposta da empresa na região – que conta com parceria da Millward Brown Optimor (que está presente em mais de 50 países e faz parte do grupo WPP) – é aproveitar o vácuo deixado por outras consultorias de marcas e oferecer uma ponte com o mercado brasileiro, que apresenta-se em fase atrativa. Desde 2006, a BrandAnalytics produz o ranking anual “As marcas mais valiosas do Brasil”, em parceria com a Millward Brow Optimor.
por Daniela Dahrouge