O brand action vem tomando força à medida que o consumidor se torna mais ativista, consciente e exigente quanto à adequação das ações das organizações aos seus respectivos propósitos.
Por influência do awareness de questões sociais e do engajamento que elas geram com o público, as marcas passaram a levantar bandeiras e a participar de debates sobre os problemas estruturais e atuais que a sociedade tem a urgência de resolver.
Diálogos francos e inclusivos, assim como atitudes legítimas, são muito bem-vindos.
Sob um viés coletivo, é factível enxergar quais soluções cada marca tem legitimidade, potencial e perfil para encabeçar.
A dedicação a um problema específico permite o desenvolvimento de ações efetivas a partir da disposição de tempo e de profissionais interessados em se aprofundar e escutar as vivências daqueles que estão imersos na questão a ser resolvida.
No entanto, esta movimentação não basta. Antes de tomar uma atitude fora de casa, as organizações devem analisar se a sua cultura organizacional reflete a transparência e a transformação que elas querem causar no mundo.
É necessário que haja envolvimento permanente e genuíno da empresa com o problema escolhido para que se cative a confiança e o respeito do consumidor.
Nos dias de hoje, não é fácil conquistar credibilidade, mas, a partir de ações consistentes que realmente impulsionam mudanças de comportamento impactantes, é possível construir uma relação de lealdade com o consumidor dia após dia.
O pilar de advocacy trabalhado pela ABA se fortalece por obra de nossa liderança na defesa da liberdade de expressão em torno do consumo responsável, comunicação digital e da autorregulamentação, concomitantemente com a fomentação de espaços para o diálogo com órgãos regulamentadores, governamentais e não governamentais.
Há anos participamos ativamente de debates e iniciativas direcionadas à defesa da liberdade de expressão e à publicidade responsável.
O exemplo mais recente foi o lançamento do Guia de Diversidade & Inclusão no Processo Criativo das Marcas.
Por meio da livre tradução de sua versão original elaborada pela WFA, a ABA tem como propósito mobilizar o marketing brasileiro sobre a importância e a contribuição da diversidade e inclusão em cada etapa dos processos criativos das marcas, servindo de curadoria e apontando os caminhos e soluções para a constante evolução e alinhamento do mercado com as melhores práticas de ESG, impulsionando mudanças em prol de uma sociedade mais plural, justa e humana.
Nelcina Tropardi é presidente da ABA e vice-presidente e cofundadora da Arca+
(nelcina@arcamais.org)