O Brasil é o único latino-americano a figurar entre os dez primeiros do mundo em vendas pela internet. Segundo o eMarketer, líder global em pesquisas sobre comércio eletrônico, a expectativa é que esse segmento continue crescendo acima de 10% nos próximos três anos. No entanto, a posição atual deve ser mantida até 2018, deixando o país logo atrás da Rússia, membro dos Brics mais próximo na lista.
De acordo com a consultoria internacional, o total de vendas do comércio brasileiro, em geral, deve superar o montante de U$ 500 bilhões anualmente no mesmo período e o e-commerce contribuirá com uma média de 5% em relação a esse valor.
Os itens mais comprados pelos consumidores brasileiros na internet pertencem à categoria de moda e acessórios, que lidera a lista de aquisições online no país com 18%. Em seguida aparecem os produtos de saúde e beleza com 16%. Apesar de serem os mais desejados em pesquisas de intenção de compra, smartphones e equipamentos eletrônicos aparecem mais atrás, com 7% e 6% respectivamente.
Além da ascensão do uso de aparelhos eletrônicos e banda larga, um dos fatores que vem contribuindo para o aumento de compras pela internet no Brasil nos últimos anos é o advento da Black Friday, que começou como um evento exclusivo para a internet e movimentou R$ 871 milhões em compras eletrônicas em apenas um dia na última edição.