O Brasil terminou o El Sol 2012, festival iberoamericano de comunicação publicitária realizado na Espanha entre 31 de maio e 2 de junho — e que pela primeira vez teve a cidade de Bilbao como sede —, como o sexto país mais premiado, conquistando um total de cinco troféus entre os 280 distribuídos. O destaque ficou com a F/Nazca S&S, que levou uma palma de ouro para o filme “Vício” e uma de prata para “Antes e depois”, ambos em TV/Cine e para Nike.
A outra agência brasileira premiada foi a AlmapBBDO, com três bronzes: um em TV/Cine, com a série de filmes “Bebê”, “Óculos” e “Coral”, para a Volkswagen; outro para a campanha de mídia impressa para VW Caminhões, composta pelas peças “Rolos”, “Papel”, “Alumínio” e “Plástico”; e o terceiro em Marketing Promocional, com o case “Máquina de dinheiro”, para o Peixe Urbano.
O destaque ficou com a Espanha, que garantiu mais da metade dos troféus: 160, sendo quatro Grands Prix, 47 ouros, 55 pratas e 54 bronzes. Em segundo aparece a Argentina, com 45 (dois GPs, 15 ouros, 16 pratas e 12 bronzes) e em terceiro, o México, com 27 (quatro ouros, 13 pratas e 10 bronzes).
A Agência do Ano foi a espanhola Contrapunto BBDO, com um GP, sete ouros, três pratas e três bronzes, seguida pela argentina Del Campo Nazca S&S e pela também espanhola Sra Rushmore. O El Sol também destacou a PepsiCo Argentina como Anunciante do Ano e a BBDO como Rede do Ano.