O D&AD revelou, na noite da última quinta-feira (7), os vencedores do New Blood Awards 2017, em Londres. A premiação teve inscrições de mais de 40 países e 173 Lápis foram entregues no total. Foram premiados um Black Pencil, três White Pencil, 32 Yellow Pencil, 40 Graphite Pencil e 97 Wood Pencil.
O Brasil teve três vencedores na edição 2017 do prêmio. A Miami Ad School/ESPM Rio traz para o país um Graphite Pencil, com a campanha “Financed by the Sun”, de Alexandre Oliveira e João Muri. A Cuca – Escola de Criativos também conquistou um Graphite Pencil com “Fakaptions” , filme para plataforma Mubi, assinado por Bruno Kuni, Betho Borges e Rafael Carvalho. Premiados com um Wood Pencil, Ricardo Wouters e Renato Pícolo levaram a melhor com a ação “Fur Party Blocker”.
O único Black Pencil da edição ficou para o “Mmhmm”, do The National Austistic Society. Os estudantes Hannah McNally and Martha Halliday, da Universidade de Kingston, falaram sobre as suas experiências pessoais ao desenvolver o filme vencedor. “Nós sabemos que há muitas alegrias e tristezas no autismo, bem como altos e baixas da vida. Portanto, não gostaríamos de sugar os pensamentos diários e preocupações dos cuidadores. Nós sentimos que a difícil mensagem que estamos dando deve ser expressada para mostrar a ajuda e a compreensão. A National Autistic Society fornece apoio a famílias e indivíduos quando enfrentam a transição para a idade adulta”.
O presidente da D&AD, Bruce Duckworth, comentou: “A palavra nos lábios de todos quando o vencedor do Black Pencil foi anunciado era “bonita”. Uma campanha emotiva e inteligente, Mm-hmm uniu os juízes quase por unanimidade quando se tratou de escolher isso como o vencedor. Não era apenas uma ótima vitrine de talento cru, foi produzido brilhantemente e com paixão. Você realmente sente que os alunos colocam tudo nele”.
O New Blood Awards é uma plataforma para estudantes e novos criativos mostrarem seus talentos para clientes reais. Representantes de marcas e especialistas da indústria decidem quais trabalhos são premiados. As inscrições são liberadas para estudantes ou profissionais formados nos últimos dois anos. Pessoas com menos de 23 anos também podem se inscrever.
Todos os vencedores 2017 podem se candidatar ao WPP New Blood Academy, onde 50 serão escolhidos para um treinamento criativo de duas semanas. A Academia oferece a oportunidade de aprender com os melhores do mercado e participantes das agências do WPP.