Na manhã desta sexta-feira (7), imprensa e parceiros de mercado conheceram oficialmente o Allianz Parque Experience, conjunto de novidades que o estádio do Palmeiras passa a oferecer a partir do próximo sábado (8). Como PROPMARK antecipou, iniciativas incluem de tour reformulado a um rapel de 40 metros dentro do estádio.
As novas opções de entretenimento no espaço são fruto da parceria do Allianz Parque com a Arena Experience, start up de ações diferenciadas, e a Capital Live, empresa criada pela WTorre, construtora responsável por erguer o estádio na mesma área antes ocupada pelo Palestra Itália, da Sociedade Esportiva Palmeiras.
De acordo com Rogério Dezembro, CEO da Capital Live, empresa de gestão de espaços de entretenimento que administra a arena palmeirense, seu background de executivo de marca e de publicitário foi fundamental para enxergar a oportunidade na área de entretenimento.
“A gente aprende e fica treinado para entender o que o mercado quer e temos que estar antenado nas tendências para responder isso. Quando eu ainda estava na agência me chamou atenção o crescimento do mercado de entretenimento no Brasil, seja pelo lado do consumidor, no aumento do shows e eventos esportivos, seja do lado das empresas porque estava se tornando um hub cada vez mais forte de atração de patrocínios com elas associadas ao futebol, shows e toda essa plataforma enorme de entretenimento”, explica.
Formado em marketing, Dezembro trabalhou na Talent e foi cliente, atuando no marketing da Semp Toshiba e da Samsung. Ele levou à WTorre um pouco desse olhar para responder a essas duas grandes frentes: o que o público buscava como experiência ao assistir um jogo de futebol ou um show, e o que poderia ser oferecido para as empresas, não para o patrocínio de um evento, mas para o patrocínio de uma casa, no caso é o Allianz Parque.
“Fomos buscar modelos internacionais e com a experiência que eu tinha do mercado brasileiro, juntamos em uma tropicalização desses vários exemplos. Teve uma resposta bastante surpreendente do Allianz Parque, em uma velocidade que a gente não imaginava. São Paulo se tornou um polo de esportes e entretenimento que está entre os maiores do mundo, não tem nenhuma turnê grande internacional que não considere passar na cidade. Soubemos entender isso e tirar partido desse mercado grande e com potencial de crescer ainda mais”, explica ele que comanda uma equipe com cerca de 40 pessoas das mais diversas formações e bagagens.
O Allianz Parque completará três anos em novembro de 2017 e já recebeu mais de 4 milhões de visitantes em jogos ou shows. O objetivo agora é aproveitar mais os dias em que não há bola nem música rolando e por isso há um no novo ciclo de atrações no mercado de experiências. Foram investidos mais de R$ 1,5 milhão para tornar o tradicional tour pelo estádio mais interativo, montar um rapel com equipe especializada, oferecer a possibilidade de jogos no campo ao lado de ídolos e happy hour com ex-jogadores à beira do gramado.
“A Arena Experience surgiu do desafio que os estádios têm de gerar receita e nasceu com objetivo de fazer isso. Queremos trazer novas marcas, mostrar que pode ser oportunidade para elas. Não estamos só buscando cota de patrocínio, mas parceiros que queiram aumentar sua imagem com ativações de experiências. E queremos ser vistos como um braço e um parceiro forte para todos os gestores de estádios do Brasil e América Latina de atrair novos fãs e consumidores”, comentou Rodrigo Geammal, sócio da Arena Experience, em junho.