A Millward Brown divulgou o estudo AdReaction, que investiga os hábitos de consumo de telas em 37 países. Foram entrevistadas pessoas entre 16 e 44 anos e que possuem smartphones ou feature phones. Quatro principais telas em uso foram consideradas: TV, laptop, smartphone (ou feature phone) e tablet, com o objetivo de entender os momentos isolados de cada tela e o seu uso simultâneo.

O brasileiro consome mais tempo por dia em tela, com 474 minutos, do que a média global, com 417 minutos. Em primeiro lugar está o smartphone, em segundo o laptop, seguido pela TV e tablet. A TV tem seu pico de consumo no final do dia, com o chamado prime time. O smartphone está presente durante todo o dia, com picos no início da tarde e fim do dia. O gráfico a seguir, mostra quando os dispositivos são usados.

Sobre o tempo diário gasto com telas, 66% é dedicado a um único dispositivo. Já 34% gasta o tempo com uso simultâneo. Dois hábitos distintos foram identificados, com destaque para ‘Stacking’, em que 22% consomem em smartphones assuntos não relacionados, e ‘Meshing’, em que 12% estão simultaneamente conectados a telas com conteúdos relacionados.

Em ‘Stacking’, 46% das pessoas acessam redes sociais enquanto assistem TV e 38% preenchem o tempo durante o break comercial. Já em ‘Meshing’, com os assuntos relacionados, 27% dos entrevistados buscam informações nos smartphones sobre a programação da TV, enquanto 25% interagem com a programação.

‘Stacking’

‘Meshing’

De acordo com Valkiria Garré, CEO da Millward Brow Brasil, a recepção e a atenção da publicidade em cada tela foi investigada, mostrando que o Brasil apresenta grande potencial de crescimento da presença das marcas em smartphones. “O formato de publicidade multi-telas que mais se destacou nos gráficos globais e também no Brasil foi o micro-vídeo, estimulando o uso de mensagens mais curtas propícias para o momento de consumo simultâneo de telas”, completa Garré.