Dentro de uma parceria que já acontece desde 2005, o Canadá e o Brasil sentarão mais uma vez juntos para afinarem acordos de co-produção para o cinema e para a televisão. Está marcado para a quinta-feira (28) e sexta-feira (29) o terceiro encontro entre produtores canadenses e brasileiros do setor do audiovisual. O evento está bem maior uma vez que atrai mais representantes e empresas do país norte-americano como também reúne maior número de profissionais “brazucas” porque os dois projetos de exportação nacional estão juntos: o Brazilian TV Producers, da Associação dos Produtores Independentes de TV (ABPI-TV), e o Cinema do Brasil, do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp), ambos apoiados pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Segundo dados das entidades, a co-produção entre Brasil e Canadá permitiu a realização de projetos que movimentaram, entre 2004 e 2007, um montante superior a US$ 50 milhões entre documentários, séries de animação e longas-metragens de cinema. A possibilidade de concretização de projetos é ainda maior porque o atual encontro antecede a feira de conteúdo audiovisual MIPTV, marcada para acontecer entre 07 e 11 de abril, em Cannes. “Logo depois das rodadas de negócio aqui no Brasil as mesmas pessoas voltam a se encontrar no MIPTV para consolidarem o contato”, afirma o sócio-diretor da TV Pingüim, Kiko Mistrorigo, que deve colocar no ar, no segundo semestre deste ano, a série de animação Peixonauta, pelo Discovery Kids. A co-produção é com a produtora canadense, Vivavision, e orçada em US$ 5 milhões.
O Brasil e o Canadá já possuem diferentes outros projetos audivisuais realizados em conunto ao longo destes três anos de contato. A empresa brasileira 2DLab e a canadense Breaktrough foram premiadas no Pitching Global Licensing Challenge do MipCom Junior de 2007. As produtoras venderam a série animada Meu Amigaozao, com 52 episódios de 11 minutos cada, para Treehouse, um dos maiores canais infantis do Canadá, que fará a exibição.
No cinema, a O2 estréia em setembro deste ano o filme Blindness, do diretor Fernando Meirelles, em co-produção com a canadense Rhombus. Segundo o diretor do filme e sócio da O2, Fernando Meirelles, já há negociação para um novo projeto em co-produção desta vez para a TV.