O Brasil está entre os países que mais registrou marcas comerciais em 2013 e tem a maior taxa de crescimento entre os mercados avaliados, aponta o relatório State of Trademarks, em que a Thomson Reuters estuda a atividade no setor de propriedade intelectual. Os dados apontam que o país viu o registro de marcas crescer 53% em 2013, a maior taxa de aumento entre os mercados estudados. Na Coreia do Sul o nível de crescimento foi de 23% e na Turquia, de 18%.
Em volume, o Brasil foi o quinto país com mais marcas registradas em 2013, totalizando 178,7 mil – ficando atrás de China (861 mil), Estados Unidos (323,5 mil), França (252,6 mil) e Turquia (220 mil). A categoria com mais marcas registradas no Brasil foi a ligada à propaganda, aos negócios e à administração, seguida por educação, vestuário, e duas categorias ligadas à tecnologia.
O relatório conclui que os mercados emergentes responderão por 50% das marcas comerciais do mundo, contra 32% atualmente. A China e a Índia será responsáveis por dois terços dessa expansão, o que não surpreende que as multinacionais estejam empreendendo nesses países e em outros mercados como o Brasil, o México e a Turquia.
“As marcas proporcionam uma boa visão das estratégias atuais de expansão das empresas multinacionais”, disse David Brown, diretor de soluções para propriedade intelectual da Thomson Reuters. “Acompanhando continuamente os dados publicados de registros de marcas, buscamos descobrir insights estratégicos nas grandes tendências de negócios e expansão para novos mercados no mundo inteiro”, conclui.