O Brasil é o sétimo mercado com maior tráfego de publicidade via celular no mundo. Depois de surgir na lista dos mais ativos em 2012, o país cresceu a um ritmo considerável até desbancar outras economias mais desenvolvidas nesse aspecto, como Canadá, México e Austrália. A informação é do estudo sobre publicidade móvel realizado pela Opera MediaWorks.

A tendência brasileira é apresentar nova evolução nesta temporada (o estudo leva em conta o ano de 2013), visto que a Copa do Mundo deve aquecer a demanda de compra dessa mídia. Em relação ao comportamento do brasileiro, a maioria (40%) das peças publicitárias veiculadas no mobile teve como mídia os sites e aplicativos de redes sociais específicos para celular. E no que tange ao sistema operacional, o Android (47,6%) ganha do iOS (14,9%) em larga escala.

Globalmente, segundo a pesquisa, houve um aumento de 52% no volume total de anúncios mobile, muito devido à forte expansão (70%) no maior mercado do mundo, os Estados Unidos. Em 2013, 425 milhões foram alcançados, com uma média de 60 bilhões de impressões por mês.

Com a evolução constante, estima-se que em 2014 20% da mídia digital seja mobile. “Foi um ano muito bom para o setor de anúncios móveis. Nas agências, as campanhas móveis deixaram de ser o segundo plano e substituíram os banners tediosos. Muitos anunciantes registraram mais tráfego de smartphones e tablets do que de desktops, e alguns ganharam mais dinheiro com os anúncios móveis”, afirmou Mahi de Silva, CEO da Opera Mediaworks.