O Brasil ganhou nesta terça-feira (23) 18 troféus de ouro no El Ojo 2010, além de um Gran Ojo em PR com a peça “Xixi no Banho”, da F/Nazca S&S para a Fundação SOS Mata Atlântica. Segundo fontes, amanhã o Brasil pode levar para casa mais dois Gran Ojo.

A F/Nazca também ganhou ouro em Campanhas Institucionais e de Imagem Corporativa (Campanha Integrada); em Campanhas (PR); e em Viral Marketing (Interativo).

As áreas que o Brasil ganhou ouro foram: Marketing Direto (três troféus), PR (três troféus), Campanha Integrada (um troféu), Promo (quatro troféus) e Interativo (sete troféus). Conforme o propmark havia dito anteriormente, as peças “A vending machine do bem” e “Um adesivo que ajudou a vender 28 milhões de esfihas”, criadas, respectivamente, para Fundação Abrinq e Habib’s pela Giovanni+DraftFCB, levaram ouro em Marketing Direto e Promo.

A agência brasileira que mais ganhou prêmios entre ontem e hoje foi a Ogilvy&Mather, com um total de 16 troféus, sendo quatro ouros, cinco pratas e sete bronzes. Em seguida está a AlmapBBDO e F/Nazca S&S, com cinco troféus cada, sendo dois ouros da Almap e três da F/Nazca.

Abaixo, segue relação completa com as peças premiadas nesta noite:

Campanha Integrada
Campanha de Produtos e Serviços
Prata – “Veja como é feito”, da Almap BBDO para Billboard
Campanha institucional e de Imagem Corporativa
Ouro – “Xixi no banho”, da F/Nazca Saatchi&Saatchi para Fundação SOS Mata Atlântica

PR
Gran Ojo
“Xixi no banho”, da F/Nazca Saatchi&Saatchi para Fundação SOS Mata Atlântica
Ação de Comunicação Corporativa
Ouro – “Eu já sabia”, da DCS para Olympikus
Bem Público
Ouro – “$73.000 Bar Tab”, da Ogilvy&Mather para Bar Aurora/Boteca Ferraz
Ação Digital e Redes Sociais
Prata – “Bovap”, da LiveAD para Corretora Souza Barros
Campanhas
Ouro – “Xixi no banho”, da F/Nazca Saatchi&Saatchi para Fundação SOS Mata Atlântica

Sustentabilidade
Responsabilidade Social
Prata – “Tipos únicos”, da AgênciaClick Isobar para AACD
Bronze – “$73.000 Bar Tab”, da Ogilvy&Mather para Bar Aurora/Boteca Ferraz”

Tercer Ojo
Produtos e Serviços
Prata – “Whooper Face”, da Ogilvy&Mather para Burger King

Marketing Direto
Mala-Direta
Bronze – “Troféu Autodestrutivo El Ojo”, da Santa Clara para El Ojo Iberoamérica
Mídias Audiovisuais de Massa
Ouro – “A vending machine do bem”, da Giovanni+DraftFCB para Fundação Abrinq
Mídia Digital
Ouro – “Amarok live test”, da AlmapBBDO para Volkswagen
Mídias Alternativas
Ouro – “$73.000 Bar Tab”, da Ogilvy&Mather para Bar Aurora/Boteca Ferraz”
Ação em Campo
Prata  – “Whooper Face”, da Ogilvy&Mather para Burger King 
Melhor Ação Geradora de vendas para a marca
Bronze – “Doe seu site”, da Ogilvy&Mather para Graac
Melhor Ação Geradora de Fidelidade e Construção de Marca    
Bronze  – “Whooper Face”, da Ogilvy&Mather para Burger King 

Interativo
Banners Fixos    
Bronze – “Banner Feito na Hora”, da Ogilvy&Mather para Burger King
Banners Dinâmicos    
Ouro – “Fox ao contrario”, da AlmapBBDO para Volkswagen
Prata – “Grito”, da JWT para Johnson&Johnson
Hotsite Produtos    
Ouro – “Ferrorama”, da DM9DDB para Estrela
Hotsite Serviços    
Ouro – “Dias Estranhos”, da JWT para Ford
Ouro – “Hora do Horror”, da NBS para Hopi Hari
Site Produtos e Serviços    
Prata – “Uma coisa leva a outra”, da AgênciaClick Isobar para Fiat
Site Bem Público    
Ouro – “Dona Palavra”, da RC Comunicação para Instituto Mário Penna 
Advergame    
Ouro – “Podium Gran Prix”, da AgênciaClick Isobar para Petrobras 
Bronze – “Ultimate ID Championship”, da iThink para Telefônica
Ferramentas interativas    
Ouro – “Aleph tweets”, da Loducca para Paulo Coelho 
Prata – “As crianças com câncer não podem esperar”, da Ogilvy&Mather para Graac
Bronze – “Doe Seu Site”, da Ogilvy&Mather para Graac 
Celular    
Bronze – “500 rostos”, da AgênciaClick Isobar para Fiat
Bronze – “Space Fox Art Maker”, da AlmapBBDO para Volkswagen
Marketing Viral    
Bronze – “Xixi no Banho”, da F/Nazca Saatchi&Saatchi para SOS Mata Atlântica
Campanha Online   
Prata – “Este Troller é seu?”, da  JWT para Troller
Bronze – “Billboard”, da AlmapBBDO para Billboard

Promo
Promoção em Ponto-de-Venda    
Ouro – “$73.000 Bar Tab”, da Ogilvy&Mather para Bar Aurora/Boteco Ferraz
Prata – “Whooper Face”, da Ogilvy&Mather para Burger King
Patrocínio    
Bronze – “Você Bonita na Foto”, da Leo Burnett para Koleston
Prêmios e Recompensas 
Ouro – “Um desivo que ajudou a vender 28 milhões de esfihas”, da Giovanni+DraftFCB para Habib’s 
Bronze – “Árvore de Chocolate”, da Ogilvy&Mather para Kraft Foods
Lançamento de Produto  
Ouro – “Rifo Meio Fuca”, da F/Nazca Saatchi&Saatchi para Itaú Unibanco  
Bronze – “Ferrorama”, da DM9DDB para Estrela
Bronze – “Realidade Aumentada”, da Leo Burnett para Ipiranga
Posicionamento    
Ouro – “$73.000 Bar Tab”, da Ogilvy&Mather para Bar Aurora/Boteco Ferraz

por Maria Fernanda Malozzi, de Buenos Aires