O brasileiro é mais sensível a filmes publicitários com apelo emocional, segundo a pesquisa “Comunicação Global – Como as diferenças culturais impactam a performance da propaganda”, apresentada pela Millward Brown durante o 3º Congresso Brasileiro de Pesquisa, que aconteceu em São Paulo no final de semana passado.

De acordo com o estudo, o País se equipara ao México e à África do Sul na aceitação do apelo emocional na propaganda, mas , como características próprias, o consumidor brasileiro é pouco racional e aprecia abordagens mais irreverentes na hora dos comerciais.

A pesquisa também mostra que a utilização de apelo racional é mais aceita em países asiáticos, como China e Índia (35%), e menos bem vista na América Latina (24%) e África (25%). Em contrapartida, os comerciais com apelo emocional são mais bem aceitos na América Latina (30%) e menos na Ásia (15%).

A Comunicação Global serviu para apresentar como as diferenças culturais afetam a resposta sobre a propaganda em diversos países de todo o mundo. Foram ouvidos públicos de dez países: Brasil, Argentina, México, Chile, Inglaterra, Espanha, África do Sul, China, Índia e Estados Unidos.