O Brasil Econômico, que como o próprio nome diz, é o novo título de economia brasileiro, começa a circular oficialmente nesta quinta-feira (08). O veículo nasce com uma proposta multiplataforma, já que conta – além da versão impressa (jornal e a revista “Fora de Série) – com portal, TV corporativa, versão mobile e em “info points” (monitores de plasma colocados em pontos estratégicos). Outro atrativo, destacado inclusive na campanha publicitária, é a impressão do jornal, que não suja a mão.
Para marcar o lançamento, o Brasil Econômico – que possui 30% de participação do Grupo português Ongoing e 70% da família luso-brasileira Mascarenhas Vasconcellos – ofereceu almoço para executivos, pessoas do trade e políticos em São Paulo. Marcaram presença no evento o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; Nizan Guanaes, do Grupo ABC; entre outros.
Segundo o vice-presidente do Ongoing, Rafael Mora, o País foi escolhido para receber investimentos do grupo por apresentar um mercado sofisticado e em crescimento constante. “Queremos nos estabelecer como empresa de mídia no País, e acreditamos no retorno que o Brasil pode nos dar. Também estudamos outros países da América Latina para investimentos futuros”, declara Mora.
Ainda segundo o executivo, a estratégia do grupo envolve aposta que ele denomina como “lusofonia”, que seria a força da língua portuguesa como idioma de negócios no triângulo Brasil, Portugal e países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, São Tomé e Moçambique).
Das 72 páginas do recém-lançado jornal, 28 (cerca de 40%) são de anúncios. Entre as empresas estão as que mais investem no meio impresso no Brasil, com destaque para montadoras, instituições financeiras, operadoras de celular, agências de publicidade e empresas de TI, o que sinaliza que a briga vai ser boa com o seu principal concorrente editorial – o Valor Econômico.
Ricardo Galuppo, diretor de redação, afirmou que o forte do veículo na disputa de mercado será justamente o modelo multiplataforma e o conteúdo editorial. “Fomos os primeiros a anunciar o IPO (oferta pública inicial, na sigla inglesa) do banco Santander no nosso site. Isso no mercado de conteúdo conta muito”, declarou.
Ainda no time do veículo estão Heitor Pontes, como diretor comercial; Gian Marco La Barbera, como diretor de marketing; e Marco Panza, como diretor de publicidade legal.
O jornal chega às bancas com preço de capa de R$ 3 e circulação diária de 50 mil exemplares. O filme publicitário, criado pela MPM, estreia em rede nacional nesta sexta-feira (09). A produtora responsável pelo trabalho é a Cia. de Cinema, com direção de Jeff Chies.
por Daniela Dahrouge