O Brasil encerrou a 68ª edição do Cannes Lions com 68 Leões: 3 GPs, 13 Ouros, 18 Pratas e 34 Bronzes. Os prêmios das 28 categorias foram distribuídos entre 17 agências e uma produtora de som brasileira.

O ranking é liderado pela Africa, que somou 21 Leões, incluindo um Grand Prix, além de 6 Ouros, 4 Pratas e 10 Bronzes. Em seguida, a AKQA conquistou 3 Ouros, 5 Pratas e 4 Bronzes. Em terceiro, a VMLY&R fez história no festival ao conquistar o primeiro GP de Glass para o Brasil. A agência também somou 1 Leão de Ouro, 4 de Prata (2 com a Suno) e 3 de Bronze.

Último dia
Nesta sexta-feira (25), o festival revelou os vencedores de Film, Sustainable Development Goals, Glass e Titanium. Em Glass, a VMLY&R conquistou Grand Prix com “Eu Sou”, criado para Starbucks, e fez história: este é o primeiro GP brasileiro na categoria criada em 2015. A agência também foi destacada em Sustainable Development Goals, com Ouro e Bronze para o case The Commitent, feito para o CCWD.

Film concedeu seis Leões para o país. A Africa obteve três Leões, dois com “Let Her Run” (Prata e Bronze) para o SportTV e um Bronze com “House of Lapland Save Salla 2032”; a David ganhou Bronze com “Late Night Stories” para seu cliente Burger King. A Wunderman Thompson, agência da jurada brasileira desta área do festival, Keka Morelle, ficou com Bronze com o projeto “Inertia City”, criado para a Organização das Nações Unidas; e a AKQA aparece com Bronze com “We Watched it All” para a Netflix.

A categoria Titanium não teve brasileiros premiados e o GP ficou com a AMVBBDO, de Londres, também eleita como a Agência do Ano do festival. Ela ganhou o GP com o ‘Womb Stories’, para Essity (Bodyform). 

Confira a cobertura completa e abaixo os três GPs brasileiros desta edição: Salla 2032, da Africa; Feed Parade, da GUT; e Eu Sou, da VMLY&R.