"Dexter": série é um dos grandes sucessos da televisão paga

 

Com as 3,4 milhões de novas assinaturas contabilizadas em 2012, o Brasil fechou o ano passado com 16,2 milhões de domicílios com serviço de televisão paga. O crescimento representou 27% ante a base de 2011, de acordo com os dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Em margem, o aumento foi inferior ao dos anos anteriores — em 2011, o número de assinaturas cresceu 30,45%, um pouco menor ao de 2010, de 30,72%. Porém, em números absolutos de novos assinantes, este foi o maior avanço da TV paga em um ano.

Os dados atualizados sugerem que os serviços de televisão por assinatura sejam aproveitados por 53,4 milhões de brasileiros presentes em 27% dos domicílios o país, de acordo com a Anatel, que utilizou o número médio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 3,3 pessoas por residência para o cálculo.

Entre a tecnologia usada para o fornecimento dos serviços, os modelos de transmissão via satélite e a cabo são os mais comuns, com participação de mercado de 60,8% e 38,3% respectivamente. Geograficamente, o Sudeste é a região com o maior número de assinaturas, com mais de 10 milhões. A maior taxa de crescimento, porém, foi registrada na região Centro Oeste, com 38,59% em relação a 2011. Nos estados, Mato Grosso e Tocantins tiveram aumento de mais de 60% no total de assinaturas. Já as unidades da federação com o maior número de assinantes ainda são São Paulo, com 6,2 milhões, e Rio de Janeiro, com 2,3 milhões.

No ranking das operadoras, a Net/Embratel manteve-se na liderança e chegou a quase 8,5 milhões de assinaturas, seguida pela Sky/DirecTV, que tem 5 milhões. Oi (748 mil), Telefonica (595 mil) e GVT (425 mil) completam a lista das principais provedoras, nesta ordem.