O Brasil conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze na área de filmes para Televisão/Cinema do Festival de Nova York. A revelação e entrega dos prêmios acontecem daqui a pouco no Hudson Theatre do Millennium Broadway Hotel. A medalha de ouro é da JWT São Paulo, com o filme “Azarado”, que também levou Leão de ouro em Cannes no ano passado. Criado para os lenços de papel Kleenex, marca da Kimberly-Clark, o comercial, com efeitos de computação gráfica, relata a história de algumas pessoas que tomaram uma determinada decisão que podem ser consideradas sem sorte. Conta, por exemplo, sobre Stuart Cliff, um baixista que resolveu se desligar de Johnn Lennon, Paul McCartney e companhia, pouco tempo antes de o grupo The Beatles tornar-se um dos maiores fenômenos musicais do planeta. A JWT São Paulo também conquistou uma das medalhas de bronze do Brasil com o comercial “Crianças”, para o Movimento Desarmamento Total Já! O roteiro mostra duas crianças no quarto de um adulto mexendo em um armário. Elas encontram cigarro e fumam. Um letreiro ressalta que o destino dos meninos poderia ser outro enquanto uma seta aponta para um local, dentro do quarto, onde há um revólver escondido.
A segunda medalha de bronze do Brasil foi conquistada por “Manifesto” um filme criado pela Giovanni,FCB para a cerveja Kaiser, inscrito no festival pela Vetor Zero. Reforçando o slogan “Vem, vem Kaiser, vem!”, o comercial competiu na categoria de Melhor Animação. Além dos trabalhos premiados, o Brasil classificou seis filmes finalistas: “Abismo” (JWT São Paulo para Ford), “Brinquedos” (Lew,Lara para Obra do Berço), “Milagre” (Lew,Lara para Liga das Senhoras Católicas), “Enrugado” (DPZ para Avon) e “Esquisito” e “Tavares”, ambos da JWT Curitiba para o HSBC.
A Austrália ficou com um dos três GPs de filme, o de melhor realização com um comercial da cerveja australiana Carlton Draught, intitulado “Big Ad”, criado pela agência George Patterson Partners, de Melbourne. “Grrrr”, filme inglês da Wieden + Kennedy para a Honda, vencedor do GP de Cannes 2005, levou de Nova York, o GP de melhor comercial de TV. O terceiro GP da área, o de melhor campanha, foi conquistado pela DDB Los Angeles, com um trabalho composto de três comerciais para a AmeriQuest Mortgage. Os GPs foram definidos por um júri de nove publicitários, que se reuniram em Nova York, no último dia 24, sob o comando de Jim Ferguson, chief creative officer da TM Advertising, de Dallas. O publicitário brasileiro Fabio Siqueira, diretor de criação da FAM, participou das avaliações.
Marcello Queiroz – de Nova York –
Leia também:
Anúncio da Leo pode virar campanha da ONU