O mercado brasileiro ganhou 28 Pencils no primeiro dia de premiação do D&AD 2021. A D&AD ceremony para divulgar os vencedores ocorre nesta quarta-feira (26), às 20h de Londres (16h, horário de Brasília). A Africa e a AKQA São Paulo são os destaques dessa primeira rodada.

A Africa ganhou 12 Pencils no total e lidera, ao lado da AMV BBDO, em número de prêmios, sendo um Yellow Pencil (Lápis Amarelo, o equivalente a Ouro) com a peça The Most Valuable News para Folha de S.Paulo; 5 Graphite Pencils (equivalente a Prata) e 6 Wood Pencils (correspondente a Bronze).

Já a AKQA ocupa o top 3 das mais premiadas, com sete Lápis, sendo dois Yellow Pencils, com One Store Away para Netlfix e Blue Light para Casa Vivi e Casa Anastácia; 4 Graphites e um Wood Pencil.

A AlmapBBDO também se destacou com o inédito prêmio Collaborative Pencil com Alpargatas, que reconheceu a parceria duradoura entre agência e cliente, de 27 anos. Almap ganhou ainda dois Wood Pencils; BETC São Paulo levou dois Wood Pencils para HerShe; VMLY&R recebeu um Wood Pencil com Next Minute Law; GUT SP faturou um Wood com Feed Parade para Mercado Livre; Leo Burnett Tailor Made garantiu um Wood Pencil para ABTO; e Stink Films ganhou um Wood Pencil para WhatsApp.

Confira os três trabalhos brasileiros premiados com Yellow Pencil:

One Story Away, da AKQA SP para Netflix

The Blue Light, da AKQA para Casa Vivi e Casa Anastácia

The Most Valuable News, da Africa para Folha de S. Paulo

Neste primeiro dia de premiação, o D&AD distribuiu um total de 430 Pencils, sendo 44 Yellow,132 Graphite, 241 Wood, 9 Next, 2 Side Hustle e 2 Collaborative Pencils. Com 28 Lápis, o Brasil ficou no top 5 dos cinco países mais premiados, em terceiro lugar, atrás dos Estados Unidos (147); Reino Unido (77); e à frente da França (24) e Austrália (16).

“Enquanto a pandemia tem nos mantido distante fisicamente, o poder da excelência criativa permaneceu forte como nunca. Nós esperamos que as cerimônias virtuais ofereçam uma oportunidade para a indústria se inspirar e celebrar o imenso talento através da nossa comunidade criativa”, disse Dara Lynch, CCO do D&AD. A segunda cerimônia virtual será realizada nesta quinta-feira (27), às 18h de Londres (14h, horário de Brasília), para divulgar os vencedores de Black Pencils, the President’s Award e Companies of the Year.

Veja os vencedores brasileiros da primeira rodada do festival:

HerShe, BETC São Paulo para Hershey’s, Art Direction, Wood Pencil

Doritos Wasabi, da AlmapBBDO para Pepsico, Art Direction, Wood Pencil

Salla 2032, da Africa para House of Lapland, Art Direction/Integrated, Graphite Pencil

One Story Away, da AKQA SP para Netflix, Art Direction/Integrated, Yellow Pencil

Salla 2032, da Africa para House of Lapland, Art Direction/Direct, Wood Pencil

One Story Away, da AKQA SP para Netflix, Art Direction/Outdoor, Graphite Pencil

Sunbeams, da Stink Films para WhatsApp, Cinematography, Wood Pencil

AlmapBBDO & Alpargatas for Havaianas, da Almap para Alpargatas, Collaborative Pencil

Code of Conscience, da AKQA SP para Instituto Raoni, Digital, Wood Pencil

Next Minute Law, da VMLY&R para Ministério Público Federal, Direct, Wood Pencil

Let Her Run, da Africa para SporTV, Direct, Wood Pencil

Nike – Air Max Clouds, da AKQA SP para Nike, E-commerece, Graphite Pencil

Feed Parade, da GUT SP para Mercado Livre, Experiential, Wood Pencil

Beck’s Frenquency, da AKQA SP para Beck’s, Experiential, Graphite Pencil

Let Her Run, da Africa para SporTV, Film/Social Commercials, Wood Pencil

Let Her Run, da Africa para SporTV, Film/Tactical, Wood Pencil

Blue Light, da AKQA SP para Casa Vivi e Casa Anastácia, Illustration, Yellow Pencil

The Most Valuable News, da Africa para Folha de S.Paulo, Media, Graphite Pencil

Salla 2032, da Africa para House of Lapland, PR/Multi-market, Wood Pencil

Salla 2032, da Africa para House of Lapland, PR/Reactive Responde, Wood Pencil

Salla 2032, da Africa para House of Lapland, PR/Public Affairs, Graphite Pencil

Cartoons, da Leo Burnett Tailor Made para ABTO, Press&Outdoor, Wood Pencil

One Story Away, da AKQA SP para Netflix, Press&Outdoor, Graphite Pencil

The Most Valuable News, da Africa para Folha de S.Paulo, Press&Outdoor/Poster Campaigns, Graphite Pencil

HerShe, da BETC São Paulo para Hershey’, Press&Outdoor, Wood Pencil

The Most Valuable News, da Africa para Folha de S.Paulo, Press&Outdoor/Innovation, Yellow Pencil

Alexa’s Burnout, da Africa para Associação Brasileira de Psiquiatria, Radio&Audio, Graphite Pencil

Project Ms. Mozart, da AlmapBBDO para LG, Sound Design&Use of Music, Wood Pencil