O D&AD 2020, que foi realizado 100% online devido à pandemia, revelou nesta quinta-feira (10) os prêmios finais, como os vencedores de Black Pencils, o mais prestigiado troféu do festival mundial de criatividade e equivalente a um Grand Prix, os rankings de agências, anunciantes, empresas de design, produtoras e de países. O Brasil foi o quinto mais premiado neste ano, com um total de 43 Lápis e bateu o recorde de 2019 (com 32), atrás somente dos Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Alemanha.

A Africa ganhou este ano 11 Lápis no D&AD, sendo 3 Yellow Pencils, e é a agência mais premiada na América Latina este ano. As outras brasileiras premiadas no festival são: AlmapBBDO; AKQA São Paulo; BETC/Havas; David São Paulo; McCann Heath São Paulo; Suno; Stink Films, Tátil Design e Wieden+Kennedy São Paulo. A Agência do Ano é a David Miami; a Empresa de Design, FCB Design Group; a Iconoclast Paris ganhou como Produtora; e o Cliente do Ano é o Burger King.

No total, o D&AD, que é considerado o mais rigoroso festival entre os prêmios internacionais, distribuiu 618 Lápis, sendo quatro Black Pencils. O primeiro Lápis Preto é da famosa campanha ‘Moldy Whopper’ (Whopper Mofado), do Burger Bing, em PR. O anúncio mostra o impressionante processo de decomposição de um Whopper, sanduíche ícone da rede, para ressaltar que os produtos BK não levam aditivos. A criação é da INGO Stockholm/David Miami/Publicis Bucharest.

A FCB Chicago ganhou o segundo Black Pencil do ano, com ‘The Gun Violence History Book’ para o cliente Illinois Council Against Handgun Violence, na categoria Book Design. O livro chama a atenção para a brecha na lei sobre porte de armas nos Estados Unidos, que contribui para a violência com armas. O trabalho tem na ficha técnica os brasileiros Bruno Mazzotti, Rodolfo Fernandes, Ricardo Salgado e Samuel Luchini.

A FCB/SIX recebeu um Black Pencil em Digital pela campanha ‘Go Back to Africa’, para Black & Abroad. A campanha de turismo transforma o insulto racial “Volte para a África” em um chamado para divulgar a cultura e as belezas do país.

O quarto Black Pencil do ano foi para Family Type, em Typography, pelo desenvolvimento da Universal Sans, um tipo de letra variável que permite uma ampla gama de personalização e variações exclusivas. Essa foi a primeira vez que um trabalho na categoria ganhou um Black Pencil.

O troféu de President’s Award, reservado para os “verdadeiros heróis da indústria”, foi para Yuya Furukawa, CCO da Dentsu. Kate Stanners, presidente do D&AD, divulgou os vencedores durante a cerimônia virtual de premiação da 58ª edição do festival, nesta quinta (10). “Yuya é a personificação da criatividade. Ele liderou a Dentsu em uma jornada para explorar como a criatividade pode resolver problemas, não apenas por meio da publicidade, mas com vários resultados. Ele tem apoiado e promovido incansavelmente jovens talentos e é um grande embaixador da indústria criativa japonesa e também da criatividade internacional”.

No total, o D&AD 2020 distribuiu 618 Lápis, sendo 4 Lápis Pretos, 68 Lápis Amarelos (equivalente a um prêmio de ouro); 150 Lápis Graphite (prata); 384 Lápis de Madeira (bronze); além de 5 Next Pencils; 2 Side Hustle Pencils e 2 Collaborative Pencils. Também foram revelados na cerimônia de premiação os vencedores das quatro últimas categorias em Design. Todos os ganhadores estão no site do festival.

Confira abaixo o TOP 3 dos rankings do D&AD neste ano:

Agências:

1. DAVID Miami

2. Dentsu Tokyo

3. INGO Stockholm and Publicis Bucharest (joint third place)

Design:

1. FCB Design Group

2. Tom Sharp

3. The New York Times Magazine

Produtoras:

1. Iconoclast Paris

2. Framestore Los Angeles

3. Stink Films

Clientes:

1. Burger King

2. Apple

3. Illinois Council Against Handgun Violence